Alfarrábio  
  :: Alfarrábio ::
Por Paulo Bicarato
 

home | e-mail | icq 267228436

Somos apenas os vazios entre os nós da rede. E estamos num grande boteco.

Paulo/Male/31-35. Lives in Brazil/São Paulo/Guaratinguetá, Vale do Paraíba, speaks Portuguese. Spends 20% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection. And likes Cybercultura/Jornalismo.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, Portuguese, Paulo, Male, 31-35, Cybercultura, Jornalismo.


Quer deixar seu recado?
Assine aqui.

Paulo Bicarato
Jornalismo, literatura, poesia e elucubrações diárias. Paulo Bicarato de peito aberto,
(ar)riscando palavras vivas ao vento.


.............

e5Cr3v1nH4çõEs


:: Especial ::

Guimarães Rosa


:: Meus artigos::

Nova Economia
WideBiz

.............



:: Arquivo::


Catraca eletrônica



on-line

sábado, outubro 30, 2004

:: Raloim Caipira / Dia do Saci ::

Mensagem recebida diretamente da Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci):

Caros saciólogos,
Com o propósito de comunicar a todos os eventos em comemoração ao Dia do Saci, encaminho a programação para São Luiz do Paraitinga e São Paulo:
* Para São Luiz do Paraitinga
Programação
31 de outubro
9:00 – Passeio saciclístico (cerca de 12 quilômetros; na volta ao centro da cidade, os últimos 500 metros serão com um pedal só)
11:00 – Brincadeiras na praça
15:00 – "Ganso de Ouro" (teatro e música, com Wagner do Jajabar)
16:00 – RPG (jogo pedagógico para oito pessoas; poderá ter mais de uma mesa)
16:30 – Embate futebolístico no "Camping do Saci", de Zizi Neneco
17:00 – Violeiros de São Luiz (Brás e moçada)
19:00 – Raloim caipira (abóbora com carne seca)
21:00 – Vídeo "Somos Todos Sacis" (co-produção TV Senac/Confraria)
1º de novembro
Música
Ao longo do dia, haverá apresentações de Ivan Vilela (lançamento do CD "Caipira", com Suzana Sales e Lênin), do Trio Carapiá, do Grupo de Pífanos e Flautins Matuá (18 integrantes), de Rui Reder e Marquinhos e do Uirapuru. (Além, é claro, de artistas não programados que o Saci sempre inventa de convidar.)

Para São Paulo
Destaque no acervo das bibliotecas municipais com obras relacionadas à mitologia brasileira.
Exposição itinerante "Artes do Saci" - Abertura 28/10 às 14h30 - Biblioteca Municipal "Monteiro Lobato" - Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque
Há também outras festas previstas:
Estação Vila Bar - R. Fradique Coutinho, 1464 - Vila Madalena
Jajabar Via Cultural - Av. Waldemar Ferreira da Silva, 53 - Butantã
Café Bar Drosophyla - Rua Pedro Taques, 80 - Consolação

por Bicarato | Link :3:20:00 PM |


segunda-feira, outubro 25, 2004

:: Sinapses d´Além-Mar [ou: Notícias de Maputo] ::

Tirei o fim-de-semana para rever minha caríssima amiga Ciete. Entre cervejas geladas, banho de cachoeira idem, violeiros do melhor naipe, sob o luar do Bairro dos Souza, em Monteiro Lobato, acontece de tudo.

Domingão, e uma amiga, chilena, não estava conseguindo acessar a Internet. Fui lá e, gambiarra daqui, gambiarra dali, consegui acessar. Aproveitei para conferir uns e-mails, e vem o insólito: no alto da Mantiqueira, na casa de uma chilena, abro um e-mail direto de... Maputo, capital do Moçambique!

A mensagem era do Daniel Lambert, grande cinegrafista com quem tive o prazer de trabalhar por alguns meses. Há duas semanas ele foi convidado para um job lá em Moçambique e, ao mesmo tempo que o parabenizei pela oportunidade, pedi-lhe que dividisse essa experiência conosco. Seguem, portanto, algumas impressões de um brazuca em Maputo:
Já tenho uma semana de Moçambique e estou conseguindo perceber algumas coisas sobre o povo daqui A primeira coisa é o ritmo de vida, as pessoas aqui são mais tranquilas do que em qualquer lugar do Brasil --se baiano é lento, moçambicano não anda. O povo aqui também é bastante educado, nada de falar alto com os estrangeiros (mas entre eles o bicho pega). Até agora eu não fui para o meio do povo de verdade, só fiquei na região do hotel e me mudei hoje para a casa em que eu vou ficar até o final do meu trabalho, mas dá para perceber que o povo é miserável, o custo de vida é muito alto. Eles não produzem nada industrial, tudo é importado e nas ruas eles vendem de tudo: de tangerinas até máquinas fotográficas digitais.
[...] A culinária, por exemplo, é à base de peixe. Feijão, carne ou café são especiais. O povo fala, além do português, 13 dialetos.
Hoje, em uma festa, conheci um moçambicano formado em nutrição que fala mais ou menos 10 línguas (incluindo russo). O abismo educacional aqui é 10 vezes maior do que no Brasil, para vc ter uma idéia, o índice de analfabetimo aqui é de 60%.
Só que o povo tem uma coisa admirável, o respeito ao próximo, apesar dos 30 anos de guerra civil e da segurança privada aqui chamar Resposta Armada e ser comum vc tomar ceveja em um bar em que o segurança tem como arma uma metralhadora de guerra.
[...] A nossa fama é de país violento, Cidade Alerta que o diga, a TV Record passa em um canal local (Miramar).
Para terminar eu digo que o Brasil perde uma grande parceira, seja comercial, cultural ou irmã de língua. Apesar de toda a falta de estrutura, como água potável, viva Moçambique.
Um abraço,
Daniel
É isso, pessoal. Assim que o Daniel escrever mais, eu publico aqui.

por Bicarato | Link :6:00:00 PM |


sexta-feira, outubro 22, 2004

:: O Estado é Concessão da TV? ::

Direto da coluna Toda Mídia, do Nelson de Sá:
O acordo
Para quem aposta no bem da polarização para a democracia brasileira, aí está.
Entrou no final da tarde de ontem, no site da Globo Online, pequena nota informando, sob o curioso título "TVs não transmitirão propaganda eleitoral em dia de treino do Grande Prêmio do Brasil":
- O acordo foi pedido pela Rede Globo de Televisão. Ele foi mediado pela Justiça Eleitoral com os partidos que concorrem no segundo turno, PT e PSDB.
É um acordo que "libera todas as emissoras de transmitir o horário eleitoral", não apenas a Globo, insistiu a nota.
SBT, Band e demais nem terão que veicular, como a Globo, "um vídeo de cinco minutos para cada candidato, entre 11h50 e 12h15", é claro que "respeitando a ordem do horário eleitoral".

Pouco depois da nota, veio o SPTV, da Globo, e se dedicou quase integralmente a justificar o tal acordo com PT e PSDB, dizendo que a Fórmula 1 "acelera a economia de São Paulo":
- O evento emprega mais de dez mil pessoas na cidade... Os hotéis comemoram a semana mais lucrativa do ano...
E tem mais. Pelo governo estadual tucano, "a polícia anunciou reforço no policiamento" na região do autódromo. Pela prefeitura petista, a CET anunciou que "o trânsito será alterado".
Na piada que corre: no Brasil, a televisão não é concessão do Estado, o Estado é que é uma concessão da televisão.
Sem comentários...

[Essa também é da edição de ontem da Folha. Como podem ver, passei uns dias completamente fora do ar, e só agora estou colocando ordem na casa, jogando no lixo uns 1.000 e-mails, etc. Aos meus três ou quatro leitores, minhas desculpas...]

por Bicarato | Link :2:44:00 PM |


:: Herzog e a Cultura ::

Li ontem uma notinha, quase que escondida na Ilustrada, da Folha:
CEP
A TV Cultura passará a usar o endereço rua Vladimir Herzog, 75 (ano em que o jornalista foi morto pela ditadura). A rua Vladimir Herzog é lateral à Cultura, cuja portaria fica na Cenno Sbrigh.
Mais do que justa a homenagem. E, já que a antiga av. Águas Espraiadas ficou mesmo com o nome do Roberto Marinho, que seja. De qualquer maneira, valeu a *ocupação* da avenida na última segunda-feira, trocando o nome para Vladimir Herzog. A TV Cultura merece esse *endereço* muito mais do que a Globo.

por Bicarato | Link :2:29:00 PM |


quarta-feira, outubro 13, 2004

:: Eu, *Blogueiro Célebre*? ::

Este alfarrabista recebeu uma menção, digamos, simpática. Mas talvez um tanto exagerada. Quem a cometeu foi o Julio Daio Borges, jornalista e editor do DigestivoCultural, em resenha do livro Blog: Comunicação e escrita íntima na internet, de Denise Schittine (Civilização Brasileira, 240 páginas, R$ 29,90). Segue um trechinho da resenha, publicada no último sábado no caderno Prosa & Verso, do Globo:
Dos diários íntimos aos blogs

O volume de pouco mais de 200 páginas é a adaptação de uma dissertação de mestrado que a autora desenvolveu na UFRJ sob a orientação de Heloisa Buarque de Hollanda. Mas que ninguém se assuste com a origem acadêmica do estudo, pois, ainda que baseado em rica bibliografia sobre os seculares diários íntimos, o livro se apóia também em extensa pesquisa de campo, com depoimentos de blogueiros brasileiros hoje célebres como Sergio Faria e Paulo Bicarato.
Vira e mexe, recebo algum e-mail de alguém que está preparando uma tese ou pesquisando algo. Respondo, dentro do possível, e na maioria das vezes nem fico sabendo do resultado. Mas esse trabalho da Denise me parece interessante. A íntegra do artigo está aqui.

por Bicarato | Link :4:57:00 PM |


terça-feira, outubro 05, 2004

:: Anagramas ::

Internet Anagram Server

Entre inúmeros outros anagramas, saiu esse aqui para *Bicarato*: A CAB RIOT... heheheh

por Bicarato | Link :5:33:00 PM |


:: Realidade Virtual ::

Com a palavra, o Foresti:

Muito já foi dito a respeito da Revista Realidade (1966-1976) em relação a seu conteúdo jornalístico. Pouco se falou, porém, sobre a sua parte gráfica: as belas capas, a direção de arte apurada e o discurso fotográfico único. Vou tentar aqui neste blog relatar as minhas pesquisas sobre a revista, meus encontros com as pessoas que trabalharam lá e as descobertas que eu conseguir fazer. No final escreverei um artigo que, se tudo der certo, fará parte de um livro sobre a história do design gráfico brasileiro.

[Alô, Foresti: tenho algumas edições lá em casa, meu caro cara. Se precisar, entre em contato comigo.]

:: Realidade Virtual
:: Chita e Jane

por Bicarato | Link :4:15:00 PM |


segunda-feira, outubro 04, 2004

:: Politiquices ::

Só pra registrar: Pindamonhangaba (Vale do Paraíba), terra do governador Geraldo Alckmin, foi a única cidade de todo o Brasil a ser governada pelo PSDB desde a criação do partido. Foram 16 anos ininterruptos.

Ontem, caiu o último bastião tucano.

por Bicarato | Link :4:08:00 PM |


:: Jornalismo Colaborativo ::

Ricardo Noblat agradece:
Parabéns para vocês
Meus caros:
acho que vivemos de ontem para hoje uma experiência única e muito rica na incipiente trajetória dos blogs de notícias entre nós.
Eu contava com a ajuda de dois estudantes de jornalismo para cobrir o dia da eleição e a apuração dos votos. Mas sabia que, sozinhos, não iríamos muito longe.
Foi quando tive a idéia de pedir a ajuda de vocês no fim da tarde.
E se uma boa parcela se vocês não tivesse virado repórter, caçando informações, repassando-as para mim, chamando minha atenção para determinados fatos, o produto final da cobertura teria sido pobre.
Metade ou um pouco mais da metade das notícias aqui postadas foi resultado do trabalho de parte de vocês.
Ao todo, da primeira à 01:25 de ontem sob o título "Tomara que chova em Manaus" até esta agora, postamos 105 notícias e análises exclusivamente sobre a eleição, e seus possíveis desdobramentos.
Sem exagero, acho que vocês escreveram algumas linhas da futura história dos blogs no Brasil.
Parabéns a todos.
É nóis na fita, mano! Depois dessa, tenho certeza de que os *grandes veículos* terão outros olhos para os blogs, o colaborativismo, a informação livre.

por Bicarato | Link :3:18:00 PM |


domingo, outubro 03, 2004

:: Vacilo ::

Meses de campanha dura, corpo-a-corpo, panfletagem. E tudo vai por água abaixo no dia fatal, por causa uma vacilada inimaginável.

Foi o que aconteceu em Jacareí (Vale do Paraíba, interior de São Paulo): o candidato a vereador Marcos Vinicius fez toda sua campanha anunciando seu número, 13456. Nas primeiras horas de votação, o alerta: quando seus eleitores digitavam o número, a urna eletrônica avisava que não existia. O registro oficial era 13453...

Conheci-o rapidamente: boa pessoa, jeitão de Forrest Gump --fica aqui minha solidariedade, se é que serve pra alguma coisa. E o rapaz tinha até chances de se eleger. Nem preciso dizer que o coitado está absolutamente inconsolável, né?

Update: E, mesmo assim, ele conseguiu 256 votos válidos. Bola pra frente, Marcos!

por Bicarato | Link :8:24:00 PM |


:: Jornal dos Leitores ::

Repasso aqui o pedido do Ricardo Noblat:
Peço ajuda
Amigos: não dou conta sozinho da cobertura.
Peço ajuda.
Sem adjetivos, sem declaração de voto, sem celebrações ou manifestações de raiva, me mandem mensagens com resultados das apurações, fatos que julguem revelante, tudo que considerem notícia.
Postem tudo abaixo desta nota.
Copiarei e transcreverei no espaço principal.
Mandem notícias.
Vamos fazer juntos o primeiro jornal eletrônico dos leitores.
Obrigado.
Registre-se que o que o Noblat fez hoje (aliás: está fazendo já há algum tempo) foi um dos trabalhos mais bacanas que já vi. Uma cobertura inigualável. Valeu, Noblat!

por Bicarato | Link :7:39:00 PM |


:: Com Cerveja! ::

Ranking de 6012 cervejas de 137 países.
Essa eu vi lá no Duende, que pegou lá do Ney. E que eu mando especialmente pra .

por Bicarato | Link :6:08:00 PM |


:: Insólito, Eu? ::

Que nada... impressão sua. Só estou aqui no escritório, cobrindo as eleições online, ouvindo Secos & Molhados e viajando virtualmente pela Chapada dos Veadeiros:
"Porque Deus em suas infinitas perfeições inventou uma Chapada e nela colocou todos os seus seis dedos e o sétimo ele descansou. Porque aqui colocou seu povo crédulo que acredita em tantas formas do divino e nos permitiu sobre a chapada o olhar profano dos que por aqui desembarcam em busca de purificação.
Deserdados das grandes cidades, gente em busca de sossego. Porque aqui ele inventou de se dizer presente. Inventou de criar uma estufa onde se caminha, pensa, compõe. Onde se busca se acha, se perde. Um lugar onde se consagra, onde água, terra e verde formam a santíssima trindade da comunhão entre os elementos."
Pois é! Uma colega me chamou de *insólito*, e até agora não entendi por quê...

por Bicarato | Link :4:10:00 PM |


sábado, outubro 02, 2004

:: Alriada ::

Fazia tempo que eu estava pra perguntar pro Duende o que, afinal de contas, significa o nome do blog dele, o http://newalriadaexpress.blogspot.com/. A perguntou e matou a curiosidade. Palavras do Duende:
"A tradução da palavra Alriada é, aproximadamente, "A Terra".
Alriada é o nome mítico da Irlanda. Mais do que apenas um logradouro da geografia mítica da europa celta é também um termo simbólico para "terra encantada" ou "terra das fadas". O título Alriada Express significa então:

1 - que o blog é um canal de expressão de um ambiente mítico, porém localizável para quem souber onde procurar, do qual eu sou uma espécie de porta voz. Dependendo do meu estado de humor isso significa que estou trazendo notícias do meu mundo particular ou apenas de um mundo com o qual os leitores não costumam ter contato.

2 - que este blogueiro que vos escreve é um amante da cultura celta.

3 - que é extremamente interessante o que pode surgir quando vc resolve inventar um nome para seu primeiro blog em uma noite fria de abril regada a St. Rémy e tédio.

Todas as explicações são verdade, mas nenhuma palavra pode explicar a totalidade de um conceito abstrato como um nome..."

por Bicarato | Link :3:08:00 PM |


sexta-feira, outubro 01, 2004

:: Metareciclagem ::

Apresentação do HdHd lá no Canadá: Participate/ Collaborate: Reciprocity, design and social networks, no The Banff New Media Institute. Queria ver a cara dos gringos quando virem essas máquinas... heheheh
Update: A fez uma ótima cobertura, explicando o que é e o que rola lá no Canadá. Confiram aqui.

por Bicarato | Link :7:22:00 PM |


:: Vote For Change ::

Bruce Springsteen mais 15 importantes nomes da música norte-americana vão se juntar na turnê VOTE FOR CHANGE. O esforço é parte da campanha contra a reeleição do presidente Bush. Serão 34 shows em 28 cidades de estados considerados decisivos para a eleição. Estão no elenco da turnê James Taylor, Dixie Chicks, Pearl Jam, R.E.M, Ben Harper, Dave Mathews, John Mellencamp, Jurassic 5, Keb Mo e Babyface. E tem mais gente.

Tá na capa da Rolling Stone.

por Bicarato | Link :5:16:00 PM |


:: Pum de Arenque ::

Tá na capa da Folha de hoje:
Karaokê e flatulência de arenque ganham o Ig Nobel
Prêmio para pesquisas "que não deveriam ser reproduzidas" também contemplou a física da dança havaiana
O inventor do karaokê, um estudo rigorosamente controlado mostrando a influência da música country nos índices de suicídio nos EUA e duas pesquisas independentes que afirmam que os arenques se comunicam por meio de flatulências ganharam ontem o Ig Nobel, o Nobel da ciência inútil.
O prêmio é concedido todos os anos na semana que antecede o Nobel de verdade pelos editores da revista humorística norte-americana "Anais da Pesquisa Improvável", para pesquisas "que não poderiam ou não deveriam ser reproduzidas".
A cerimônia de entrega dos lauréis aconteceu no vetusto Teatro Sanders, da Universidade Harvard, em Cambridge, e contou com a presença de cientistas ganhadores do Nobel real, além de uma chuva de aviões de papel.
Agora só falta alguém cair aqui no Alfarrábio quando procurar por *Pum de Arenque* ou *Karaokê* no Google...

por Bicarato | Link :3:56:00 PM |


:: Busque aqui ::



::. Metá:Fora .::




GeoURL







:: Especial ::

ESQUISSOS da Dulce Dias

:: Chapada ::

CURLY da Renée & Carol


:: Wikipédia ::

Eu estou no Blog List


::
>> |
?
| #

"Ao buscar prosperidade para toda a humanidade, o reino de Chintamani Mahakala se abre diante de ti, oferecendo uma abundância de jóias que concedem desejos. Ao buscar riquezas somente para si, você compete contra todos os seres humanos." -R.S.

Inspirado no Tom-B

###

Copyleft
Paulo Bicarato
###

###
Nenhum direito reservado
###
Favor apenas manter os devidos créditos



  by NM