Alfarrábio  
  :: Alfarrábio ::
Por Paulo Bicarato
 

home | e-mail | icq 267228436

Somos apenas os vazios entre os nós da rede. E estamos num grande boteco.

Paulo/Male/31-35. Lives in Brazil/São Paulo/Guaratinguetá, Vale do Paraíba, speaks Portuguese. Spends 20% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection. And likes Cybercultura/Jornalismo.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, Portuguese, Paulo, Male, 31-35, Cybercultura, Jornalismo.


Quer deixar seu recado?
Assine aqui.

Paulo Bicarato
Jornalismo, literatura, poesia e elucubrações diárias. Paulo Bicarato de peito aberto,
(ar)riscando palavras vivas ao vento.


.............

e5Cr3v1nH4çõEs


:: Especial ::

Guimarães Rosa


:: Meus artigos::

Nova Economia
WideBiz

.............



:: Arquivo::


Catraca eletrônica



on-line

terça-feira, agosto 31, 2004



Vi lá no guru HdHd. Mas o interessante é isso aqui:
Não há taxa de inscrição, porém, no dia é preciso levar 1Kg de alimento não perecível ou uma peça usada de computador.

por Bicarato | Link :3:41:00 PM |


:: Cabezas MetaReciclando ::

Façamos nossas as palavras do Vanderlei Cordeiro de Lima: *A minha alegria supera a mágoa que eu deveria ter dessa pessoa* [peguei lá do Elton Pinheiro]. O Vanderlei perdeu o ouro, mas já deixou seu nome na história das Olímpiadas por ser um vencedor. Reverteu uma posição totalmente adversa, provocada por um idiota insano.
Ainda estou matutando aqui, mas pode ser um exemplo para o que ocorreu no fim-de-semana: o roubo das máquinas do recém-inaugurado telecentro do Conjunto Habitacional Chico Mendes, o primeiro da parceria Sampa.Org/Banco do Brasil.
A partir desse roubo nasceu e está frutificando uma rica discussão, aqui mesmo no Alfarrábio, mas principalmente lá no blog do Daltão. Tenho certeza absoluta de que a reconstrução, remontagem, reciclagem do telecentro vai ter um sabor daqueles...
Mas tudo o que eu disser aqui é palha diante da riqueza dos argumentos de gente como, além do Daltão, o HdHd, o Tupi, o Duende, a Su e muito mais gente. Vale a pena acompanhar e participar do papo.
O tesão que esse povo mostra quando entra nessa é coisa de outro mundo. E, como diz o Duende, *eu não tenho as respostas, mas insisto na importância da pergunta*.

por Bicarato | Link :2:21:00 PM |


segunda-feira, agosto 30, 2004

:: Realidade Social ::

Lamentável! A triste notícia é do Dalton:
Inauguramos um telecentro em parceria com o Sampa.org e o Banco do Brasil na sexta-feira passada.
Hoje, hdhd me dá a triste notícia de que foi roubado no final de semana.
Fico pensando nas máquinas pintadas, na oficina de produção, no servidor rodando direitinho, nas crianças que invadiram a sala e ficaram jogando...
Eu sei.
O processo é lento e o Capão é um retrato da realidade brasileira.
Virou pó.
Na boa, não vamos deixar os caras na mão. pensemos...
Educação e conscientização é tudo.

por Bicarato | Link :1:47:00 PM |


:: Bronze com Sabor de Ouro ::

Da Agência Estado:
O Brasil apresentou ao mundo seu mais novo herói, na noite deste domingo, num cenário histórico. Vanderlei Cordeiro de Lima chegou ao fantástico estádio Panathinaiko, ou Kallimarmaro - o do "melhor mármore? -, como verdadeiro guerreiro, que enfrentou um duro inimigo para sair como vencedor. [...]
A braveza e o "espírito olímpico", como definiu o próprio paranense, lhe renderão justa homenagem. O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai premiá-lo com a medalha Pierre de Coubertin, dada a apenas um esportista até agora. "Em reconhecimento à excepcional demonstração de fair play e de espírito olímpico durante a maratona, Vanderlei Lima será presenteado pelo COI com a medalha Pierre de Coubertin", informou comunicado distribuído à imprensa.
Não acompanhei quase nada das Olimpíadas, por causa do trabalho. Mas, malemá, pude conferir o inacreditável que aconteceu com o Vanderlei. Também não quero endeusar ninguém, mas esse cara merece muito mais do que homenagens. Só ele sabe a dureza que é ser um esportista no Brasil...
Valeu, Vanderlei!


Update: Já tem comunidade no Orkut:
Odeio o lazarento da maratona

por Bicarato | Link :1:25:00 PM |


:: Dá-lhe Copyleft ::

Copy&Paste direto do caro cara Felipe:

Brincando no Orkut, descobri uma comunidade sobre consumo consciente, usando o logo do ProjetoMetáfora.

por Bicarato | Link :11:20:00 AM |


sexta-feira, agosto 27, 2004

:: RSS Bombando ::

Acompanhe notícias da Folha Online no formato RSS
Ficou ainda mais fácil acompanhar as notícias da Folha Online. O noticiário em tempo real da Folha agora está disponível no formato RSS (Really Simple Syndication). O formato, criado em 1997, usa a tecnologia XML (Extensible Markup Language) para a publicação automática de conteúdo e links de um site em outros. [Folha Online]

Investidores apostam na tecnologia RSS
A Technorati, rastreadora de links RSS, tecnologia que permite receber automaticamente no computador o conteúdo atualizado de blogs e de sites de notícias, recebeu na segunda-feira US$ 6,5 milhões de uma empresa de capital de risco. [...] "Esta é uma das muitas apostas que serão feitas no mercado de RSS", comentou o blogueiro Om Malik, o primeiro a dar a notícia sobre o negócio. [Agência Estado]

por Bicarato | Link :12:40:00 PM |


:: Gestão Pública, Conhecimento Livre ::

Capacitar o servidor público municipal, de forma sistêmica e continuada, e valorizar sua atuação junto à comunidade conscientizando-o de sua importância como cidadão e agente transformador. A partir desses princípios básicos, a experiência da EDSM (Escola de Desenvolvimento do Servidor Municipal) de Jacareí passou a ser referência entre as mais bem sucedidas ações implementadas por administrações municipais em todo o país. Entre os mais variados cursos disponíveis, merece destaque um diferencial bastante significativo: cursos de informática baseados em plataformas open source. Somente no primeiro semestre de 2004, cerca de 10% dos 4.000 servidores de Jacareí aprenderam a utilizar ferramentas baseadas em Linux.

[A íntegra do artigo está no jornal ValeParaibano.]

por Bicarato | Link :12:01:00 PM |


quinta-feira, agosto 26, 2004

:: ...Por Falar em Ludopédio... ::

Essa vai para os anais da Academia:
Eu conheci o Eurico [ex-deputado Eurico Miranda, comandante do Vasco da Gama] no escritório dele em São Januário. Ele é uma figura extremamente sedutora. Mesmo quando mente descaradamente, fala do futebol com muito humor e de modo totalmente apaixonado. Ele é obviamente um homem esperto e, no fim, o que eu posso dizer é que, honestamente, fico feliz em não ter passado muito mais tempo com ele.
Quem diz é o jornalista Franklin Foer, 30 anos, autor do recém-lançado How Soccer Explains The World - An Unlikely Theory of Globalization (Como o Futebol Explica o Mundo - Uma Improvável Teoria da Globalização), em entrevista para a NoMínimo. O livro promete: segundo a NoMínimo, Foer *defende a tese de que o mundo da bola pode explicar as mazelas e as maravilhas da globalização nossa de cada dia. O livro é uma grande reportagem repleta de histórias deliciosas para fãs do futebol, está sendo traduzido para o português e chegará às livrarias brasileiras até o ano que vem, pela editora Zahar*.

por Bicarato | Link :3:51:00 PM |


:: Efemérides ::

Hoje: Felipe, grande camarada e copoanheiro, 26 anos.
E Palmeiras, 90 anos.

por Bicarato | Link :11:53:00 AM |


quarta-feira, agosto 25, 2004

:: Projeto Gutenberg ::

Segue na íntegra mensagem enviada pelo Rodrigo Volponi, lá no Radinho:
Hoje saiu no SlashDot sobre o 5000-ézimo e-book produzido pelo site Distributed Proofreaders, que é o maior parceiro do Projeto Gutenberg (que distribui milhares de textos de domínio público).
O Gutenberg não pode fazer muita coisa com obras publicadas fora dos Estados Unidos. Tem só uma dúzia de obras em português. CopyRight, CopyRight.
Project Gutenberg - http://www.gutenberg.net
Distributed Proofreaders - http://www.pgdp.net
Fico morrendo de vontade de ajudar. Fico morrendo de inveja, também.
E a gente? Existem grupos (pessoas, universidades, ONGs) pensando/fazendo coisas desse tipo? Esforço concentrado para distribuição de obras de domínio público? (pessoal do antigo Metáfora, vocês têm mais info a respeito?)
Lembrei-me do pt.WikiPedia.org. Mas será só ele?
Isso me lembrou antigas pendengas envolvendo logo quem? Meu grande Guimarães Rosa: por causa de direitos autorais etc., a família impede a reprodução de obras dele. Nem em antologias dos maiores contos brazucas pode-se inserir textos do Rosa. Tenho certeza absoluta de que ele reprova essa atitude, mas...
Simbora, galera! Quem se habilita?

por Bicarato | Link :1:37:00 PM |


:: Encyclopedia Mythica ::

  • Legendary animals such as unicorns and dragons;
  • Mythical objects like Excalibur and Mjöllnir;
  • gods and goddesses from many religions, including Greek, Japanese, Hindu, and Native American;
  • imaginative places such as Atlantis, Avalon, and Thule;
  • supernatural creatures such as ghosts, gnomes, leprechauns, and fairies;
  • ...and much, much more.

    Está tudo lá, na Encyclopedia Mythica. Mas faltaram nossos mitos e personagens tupiniquins, que eu achei aqui:
    Galeria de Mitos Brasileiros.

    por Bicarato | Link :1:20:00 PM |


    terça-feira, agosto 24, 2004


    Foto do meu caro camarada Lucas

    por Bicarato | Link :2:51:00 PM |


    :: História ao Vivo ::

    Fantástico! O Ricardo Noblat está fazendo uma viagem no tempo, relembrando hora-a-hora o dia em que Getúlio *saiu da vida para entrar na história*. Acompanhem lá:
    Vai ser assim a partir da meia-noite: faremos de conta que esta terça-feira é a terça-feira 24 de agosto de 1954. E que o presidente da República se chama Getúlio Vargas. E que ele está sendo pressionado por generais, almirantes e brigadeiros para renunciar ao cargo. À medida em que os fatos forem se sucedendo, eles aqui serão postados mais ou menos na hora em que ocorreram. Getúlio encerrará uma reunião de emergência com seus ministros em torno das 4 da madrugada. Em seguida irá dormir. E dali a mais duas ou três horas será acordado pelo irmão. Dará o tiro no peito por volta das 8h ? vocês ficarão sabendo detalhes disso 20 ou 30 minutos depois. E assim por diante.

    Lá pelas 10h, quando manifestações de protesto estarão sendo registradas por todo o país, começarão a ser postados aos poucos depoimentos e artigos como se tivessem sido escritos logo depois do suicídio de Vargas. A situação econômica do país, por exemplo, será analisada pelo economista Raul Veloso. O jornalista Jânio de Freitas, então repórter do Diário Carioca, contará o que viu ao longo da madrugada de plantão na porta do Palácio do Catete. Millor Fernandes narrará seu encontro com uma amiga pouco antes de saber que Getúlio se matara. O Diretor de O Estado de S. Paulo, Ruy Mesquita, lembrará que estava no Rio e que se reconciliara com Carlos Lacerda.

    Pedro Simon era um estudante de 17 anos. E como tal refletirá sobre o impacto da morte de Getúlio no Rio Grande do Sul. O ministro José Viegas, da Defesa, revelará como a morte de Getúlio o livrou da prisão. Em entrevista ao blog, um menino de 10 anos de nome Cristovam Buarque contará o que se passou em sua casa no Recife. E muitas outras pessoas, famosas hoje ou não, também falarão.

    Quem quiser poderá ouvir o então deputado Afonso Arinos, da UDN, discursando na Câmara em 13 de agosto de 1954 exigindo a renúncia de Getúlio. Foi um discurso que entrou para a História. E também 10 músicas e comerciais de rádio que fizeram sucesso em 1954.
    A Cora já disse: *Algo me diz que este vai ser um dos grandes momentos da internetBR*.

    por Bicarato | Link :12:09:00 PM |


    segunda-feira, agosto 23, 2004

    :: Une Famille Autour du Monde à Vélo ::

    Apresento-lhes Cyril, 5 anos, Alexis, 7 anos, Maylis, 9 anos, Brigitte, 38 anos e Nicolas, 37 anos. Estou sem palavras. Confiram a história aqui, ou cliquem na foto.


    por Bicarato | Link :1:28:00 PM |


    sexta-feira, agosto 20, 2004

    :: Vou-me Embora pra Uzupio ::

    Tá lá na Constituição ...mas é de Uzupio --que se auto-intitula uma república independente da Lituânia:
    "As pessoas têm o direito de morar perto do riacho, e o riacho tem o dever de correr junto às pessoas. Têm o direito de celebrar, ou não, os seus aniversários. Têm o direito de amar e tomar conta de um gato (um gato não tem de amar o seu dono, mas em tempos de necessidade, requer-se que ele o ajude). Têm o direito de às vezes não saber se têm alguma obrigação. Têm o direito de morrer, mas não é um dever."
    Assino embaixo, acima e dos lados. Já adotei como *minha* Constituição.

    Peguei lá da Rezinha.

    por Bicarato | Link :1:10:00 PM |


    quinta-feira, agosto 19, 2004



    :: Fantástico: *NaDa* ::

    NaDA é um novo conceito. Uma idéia. É muito leve: 1 byte. Não demora muito o download. Não demora muito para ser compreendido. Não perturba seus hábitos nem o faz sentir-se inseguro. É um software que traz conforto e faz nada muito bem. Isto é muito!

    A maioria dos produtos que você vê no mercado querem aumentar sua produtividade, organizar sua tela ou fazer coisas fantásticas com sua placa de som. Mas NaDa faz nada.


    [Direto do Pedro Doria]

    por Bicarato | Link :5:23:00 PM |


    :: Pausa pra Diversão ::

    Que a Sociedade Protetora dos Animais não veja, mas que é bacaninha, isso é! Confira o esporte preferido do Yeti.

    [Dica da Cora. O recorde está em 325 metros...]

    por Bicarato | Link :3:27:00 PM |


    terça-feira, agosto 17, 2004

    :: *Clima Gostoso* ::

    Sei não... É por essas e outras que acabo ficando com o *sifonáptero na parte posterior do pavilhão auricular*. Amanhã tem o jogo *histórico* da seleção brasileira no Haiti. O Nelson de Sá, na Folha de hoje (coluna Toda Mídia, destacou uma frasezinha do técnico Carlos Alberto Parreira, na República Dominicana:
    - O Brasil vai parar uma guerra. Vamos criar um clima gostoso entre as facções que estão guerreando.

    E, no mesmo caderno, segue a *curiosa* notícia:
    Urutu leva seleção para estádio no Haiti
    General brasileiro teme que Lula chame chefes de Estado para ver o jogo em Porto Príncipe

    Os jogadores da seleção brasileira de futebol desfilarão num carro de combate antes do jogo contra o Haiti, amanhã à tarde, em Porto Príncipe. O Exército brasileiro reservou sete Urutus para levar os atletas e a comissão técnica do aeroporto da capital até o estádio Sylvio Cator.
    O Urutu é um blindado sobre rodas usado para o transporte de tropas (leva até 13 militares), em geral equipado com metralhadora. A escolha de levar os jogadores no carro de combate é uma tentativa dos militares brasileiros de agradar aos haitianos, que devem lotar as ruas da capital amanhã.
    "Se os jogadores ficassem dentro de um ônibus, poderíamos ter mais dificuldades para chegar ao estádio porque a chance de as pessoas interromperem o trajeto do ônibus é bem maior. No Urutu, os jogadores ficarão com metade do corpo fora do carro, o que vai facilitar a operação", disse José Aroldo Castelo Branco, chefe da seleção.

    por Bicarato | Link :11:49:00 AM |


    segunda-feira, agosto 16, 2004

    :: Coitados dos Deuses ::

    Fala o Sérgio Rodrigues:
    Como defesa contra a dieta obrigatória de cultura clássica em formato de rádio-relógio que jornais e TVs já começaram a nos servir por conta dos Jogos Olímpicos de Atenas, vale reproduzir um trecho do escritor Evandro Affonso Ferreira, craque do miniconto, tirado de seu livro *Grogotó!* (editora Topbooks, 2000):

    - Estou me sentindo como se tivesse sido confinado no sombrio Érebo.
    - Dorme, querido, dorme...
    - Meu destino foi desviado pelo ciumento Zéfiro. Sou um Teseu perdido no intrincado covil do Minotauro, sem a ajuda de Ariadne.
    - Dorme, querido, dorme...
    - Até quando suportarei essa condenação eterna? Afinal, não me chamo Tântalo, tampouco traí a amizade e a confiança de Olímpicos.
    - Dorme, querido, dorme...
    - Bíblis transformou-se em uma fonte, Cicno em Cisne, Ascáfalo numa árvore de mau agouro, Calisto em ursa, Dafne em árvore, e eu, pelo andar da carruagem, vou me transformar numa ovelha negra.
    - Dorme, querido, dorme... o mundo não vai se acabar só porque você perdeu mais uma vez o emprego de professor de Mitologia... Dorme, querido, dorme.
    O Sérgio tirou a spalavras da minha boca. E o próximo que falar em *nossos deuses e deusas no Olimpo*, e outros chavões tão ou mais *criativos*, corre o sério risco de me fazer perder a paciência.

    Pra completar, bem que podiam deixar o Galvão Bueno por lá, mesmo... (hmmm, melhor não: isso geraria uma séria crise diplomática que poderia culminar numa guerra daquelas).

    Update: Eu não falei? Tá lá, no Tutty Vasques:
    Bueno de língua
    Parece mentira: há menos de 10 dias em Atenas, Galvão Bueno está falando grego que é uma beleza. Tem horas que nem o pessoal na Globo entende o que ele diz.

    por Bicarato | Link :3:48:00 PM |


    domingo, agosto 15, 2004

    :: Antropofagia e Solidariedade ::

    Longe de mim querer ser ou parecer simplista, mas essa discussão sobre a criação do Conselho Nacional de Jornalismo só quer, mesmo, é baralhar mais ainda a cabeça da patuléia. O Dines já escreveu: contra o denuncismo, o peleguismo. E, somando-se o corporativismo, no final das contas ficamos todos reféns. Os jornalistas, amarrados; e os leitores, coitados...

    Alguém já disse (acho que foi o Abramo): minha ética é a mesma ética do açougueiro, do jornaleiro, do cidadão. E, não, nunca, será um Conselho Federal que irá ensinar/impor/regulamentar uma ética --seja para os jornalistas, seja para os açougueiros...

    Já faz um tempinho, escrevi o óbvio: liberdade implica responsabilidade. É isso.

    por Bicarato | Link :7:48:00 PM |


    sábado, agosto 14, 2004

    :: Dia da Liberdade ::

    Em 28 de agosto será celebrado mundialmente o Dia Internacional da Liberdade de Software. A data foi marcada pela internet e em várias cidades acontecerão eventos para comemorar. O norueguês Henrik Omma fala um pouco sobre a mobilização.

    Direto da Rets

    por Bicarato | Link :2:46:00 PM |


    sexta-feira, agosto 13, 2004

    :: Veja a Armação ::

    Ricardo Noblat traz, no seu blig, o caso escabroso da cassação do deputado Ibsen Pinheiro. A história toda está na edição da IstoÉ que está sendo rodada hoje, sexta-feira, 13, e revela o que talvez venha a ser apontado no futuro como o maior escândalo da história da imprensa brasileira no final do século passado. No banco dos réus, a auto-denominada *indispensável* Veja.

    A história é longa, e a íntegra está lá no Noblat.

    [O blig do Noblat não tem links diretos para cada post. O que interessa está sob estes títulos:

    - A cassação de Ibsen - Lula Costa Pinto conta tudo
    - A cassação de Ibsen - O escândalo do final do século XX


    No final das contas, mesmo sendo vítima, Ibsen diz não à censura.

    por Bicarato | Link :8:40:00 PM |


    quinta-feira, agosto 12, 2004

    :: A Menina da Terceira Margem do Rio ::

    Esse sertão do tamanho do mundo tem veredas que se cruzam e a gente fica sem entender como e por quê. Ou: as veredas existem só pra se cruzarem, mesmo...

    Lá pelos idos de 1999, escapei uns dias e fui conhecer Cordisburgo, um *quase-lugar* que foi o berço do Guimarães Rosa. Vai que, tomando uma cerveja num boteco lá, fiquei sabendo dos *Miguilins* --crianças da cidade que eram incentivadas a lerem Rosa para depois apresentarem, narrando/interpretando/re-vivendo cada conto. Mais um pouco de conversa, e consegui agendar uma apresentação exclusiva de alguns Miguilins. Levado à casa de um deles, no quintal, meia dúzia de adolescentes me cercaram e começaram a declamar Burrinho Pedrês, Matraga e muito mais.

    Não dá pra descrever a emoção. Mas uma das meninas conseguiu tirar de mim todas as lágrimas que nunca tive, recriando ali, ao vivo e em cores, letra por letra, toda a *Terceira Margem do Rio*. Saí dali mais vivo, mais leve, mais apaixonado pelo Rosa e por todos os Miguilins desse sertão sem fim.

    Passam-se mais uns anos e, em 2001, um evento de/sobre o Rosa toma conta da *Casa das Rosas*, em plena Avenida Paulista. Lá, entre filmes, fotos, escritos, trouxeram também alguns Miguilins. Entre eles, revejo a Menina da Terceira Margem, aquela mesma que me fez chorar em Cordisburgo. Revivi e renasci mais uma vez.

    Já contei essa historinha aqui mesmo no Alfarrábio, e a novidade vem agora: eis que, de repente, recebo uma mensagem de quem? Ela mesma, a Menina da Terceira Margem, a Magna --sim, pra completar, ela tem um nome mais do que apropriado...
    Oi! Sou a Magna do Grupo Miguilim, de Cordisburgo. Vi seu comentário e não pude deixar de me emocionar. Moro em BH e faço Letras na UFMG. Gostaria de trocar idéias.
    Li, reli, trili a mensagem, tentando acreditar que era verdade. E é!

    Naquele dia, em Cordisburgo, fiz questão de pegar *autógrafos* de todos os Miguilins. Cada um, com letrinhas caprichadas, deixou uma citação do Rosa cercada de desenhinhos. Claro, tenho essa cadernetinha guardada até hoje --o *autógrafo* dessa moça-miguilim, ah! não vendo por nada desse mundo.

    E enquanto muita gente continua discutindo pra que serve o Orkut, eu já descobri...

    Valeu, Magda!

    por Bicarato | Link :4:01:00 PM |


    quarta-feira, agosto 11, 2004

    :: Ministro Hacker ::

    Copy&aste direto do José Murilo:

    Gilberto Gil, proferindo Aula Magna de abertura dos Programas 2004/2005 da Cidade do Conhecimento da USP com o título "Cultura Digital e Desenvolvimento". É um texto irado e brilhante - só conferindo:
    "...mais interessante de tudo isso é que este movimento (software livre) surgiu na sociedade, e não nas empresas, nos partidos, nas entidades, nos modos de representação ou de organização tradicionais, o que implica uma mudança estrutural, profunda, não apenas de conteúdo, mas de forma, de processo, que se reflete no que se diz, no que se propõe, e também em como se diz, em como se propõe.

    Tudo tem acontecido de forma descentralizada, fruto do trabalho coletivo de gente que tem interesses, desejos e bagagens culturais diversas, mas que decidiu trabalhar de graça, dando inclusive um novo sentido à palavra trabalho, para que mais e mais pessoas, no mundo inteiro, possam ser donas de seu destino ou ter uma vida melhor, o que significa, nos dias de hoje, inclusão digital. (...)

    É com otimismo e alegria que devemos saudar as iniciativas e as experiências de inclusão digital e de adoção do software livre, assim como o debate que se trava sobre os impactos da cultura digital sobre os direitos autorais, com as propostas de novas formas de licenciamento e gestão de conteúdos, a exemplo das creative commons, que abrem perspectivas inteiramente novas, diferentes, oxigenadas, para temas antes prisioneiros das várias formas de ortodoxia analógica. (...)

    Atuar em cultura digital concretiza essa filosofia, que abre espaço para redefinir a forma e o conteúdo das políticas culturais, e transforma o Ministério da Cultura em ministério da liberdade, ministério da criatividade, ministério da ousadia, ministério da contemporaneidade. Ministério, enfim, da Cultura Digital e das Indústrias Criativas. (...)

    Vocês certamente sabem, mas não custa destacar: existe uma comunidade, uma cultura compartilhada, de programadores e pensadores, cuja história remonta aos primeiros experimentos de minicomputadores. Os membros dessa cultura deram origem ao termo "hacker". Hackers construíram a Internet. Hackers idealizaram e fazem a World Wide Web. E amentalidade hacker não é confinada a esta cultura do hacker-de-software. Há pessoas que aplicam a atitude hacker em outras coisas, como eletrônica, música e nas ciências humanas. Na verdade, pode-se encontrá-la nos níveis mais altos de qualquer ciência ou arte. (...)

    Eu, Gilberto Gil, cidadão brasileiro e cidadão do mundo, Ministro da Cultura do Brasil, trabalho na música, no ministério e em todas as dimensões de minha existência, sob a inspiração da ética hacker, e preocupado com as questões que o meu mundo e o meu tempo me colocam, como a questão da inclusão digital, a questão do software livre e a questão da regulação e do desenvolvimento da produção e da difusão de conteúdos audiovisuais, por qualquer meio, para qualquer fim."


    por Bicarato | Link :5:30:00 PM |


    terça-feira, agosto 10, 2004

    :: Cartas dos Arrais ::

    Mensagens do Conhecimento em Rede

    Acabou de sair do forno. Mais uma da Novae

    por Bicarato | Link :6:24:00 PM |


    sábado, agosto 07, 2004

    :: Leitura Diária ::

    Mais uma dica valiosa do Pedro Doria:

    Está no ar um site daqueles pra botar na lista de favoritos e acessar todo dia.

    Chama-se O Eco e junta uma trupe que não se reunia desde os tempos da falecida NO: Marcos Sá Corrêa, Sérgio Abranches, Manoel Francisco Brito, Flávia Velloso e João Teixeira da Costa. A eles, juntam-se outros tantos.

    Mas O Eco não é um site de noticiário geral, é específico; como sugere o nome, trata de ecologia. Só que não é um site ambientalista do tipo que se espera ? aliás, melhor deixar eles discutindo a melhor forma de definir.

    Em tempo: O Eco tem também seu blog.


    por Bicarato | Link :1:40:00 PM |


    :: Academia Caipira ::

    Ivan Villela, violeiro desde o berço, foi aprovado por banca na USP e será o titular da primeira cadeira de viola caipira da universidade brasileira. Como diz o mano dele, Chico Villela: *abrem-se brechas pro majestoso instrumento ombrear-se aos violinos e pianos*.

    Pra quem quiser conferir, dia 19 o Ivan toca lá em São Luiz do Parahytinga, ao lado de Suzana Salles e Lenine Santos, na Festa do Padroeiro. Com cachaça e cerveja, que fique bem entendido...

    por Bicarato | Link :1:08:00 PM |


    sexta-feira, agosto 06, 2004

    :: Alfarrábio na STV ::

    Já que auto-propaganda não custa nada e até faz algum bem à alma, vamos lá: nesta segunda-feira, dia 9, este humilde escriba faz sua estréia na telinha. Sou o entrevistado do Programa de Palavra, do professor Sérgio Nogueira Duarte, um dos mestres em gramática no Brasil, na STV (Rede SescSenac de Televisão):
    Dia 09/08 - 22h30
    PÉ - RAPADO
    Você sabe o que significam as siglas CIC e CPF? Pois preste atenção no quadro da Banca do Seu Nicolau, destaque do PROGRAMA DE PALAVRA! Esta edição também revela a origem da expressão pé-rapado. Nas ruas, as pessoas mostram se sabem ou não o significado da palavra latente e qual o plural de bóia-fria. No estúdio, o professor Sérgio Nogueira entrevista o jornalista Paulo Bicarato, que esclarece tudo sobre blogs - diários virtuais que fazem sucesso no Brasil.
    Reapresentação: dia 10/08-08h30/ dia 11/08-11h30/ dia 12/08-12h30/ dia 13/08-03h30/ dia 14/08-10h00/ dia 15/08-19h00
    Apesar do nervosismo (é, eu confesso: na frente da câmera deu uma tremedeira...), o pessoal gostou do resultado (pelo menos foi o que me disseram).

    Infelizmente, porém, eu acho que perdi a oportunidade de falar mais sobre a revolução que os blogs --e outras ferramentas-- estão proporcionando para a comunicação. Eu poderia ter explorado mais o tempo disponível mas, enfim, já foi. Quem sabe numa outra oportunidade...

    De qualquer maneira, independentemente do fato de eu ter sido o convidado para falar do assunto, é bacana ver que os tentáculos vão se espalhando e ganhando força --esse reconhecimento da telinha (anote-se que a STV não integra o *sistemão*) é só a ponta do iceberg, já que a revolução, mesmo, não está sendo televisionada.

    Bom, veremos o resultado. E confesso, de novo, que também estou ansioso para ver como é que me saí...

    por Bicarato | Link :4:30:00 PM |


    :: O Centro É a Periferia ::

    Muito bom ver as coisas acontecendo. Depois de muitas articulações, que envolveu principalmente o povo que *realmente* faz, e faz com tesão, o Cine Olido já é realidade. Tá lá na Agência Estado:
    Novo centro cultural no velho cinema
    A Galeria Olido, que deve ser inaugurada até o final do mês, é a proposta cultural para a revitalização do centro - Palhaços fazem show de graça na marquise que se transforma em minipalco, na altura do mezanino. Da calçada, dá para ver, pelas vidraças, casais rodopiando em aulas de dança de salão no térreo ou ensaios de balé no 2º andar. E tudo isso é apenas um convite para entrar e aproveitar o que promete a Galeria Olido, o mais novo centro cultural de São Paulo, que será inaugurado até o fim do mês, na região central. A galeria está instalada em cinco pavimentos, entre o térreo e o 3º andar do prédio do antigo Cine Olido, na esquina da Avenida São João com a Rua D. José de Barros. Com 9 mil m2, o espaço vai reunir dança, cinema, teatro e exposições.
    [...] No térreo, vai funcionar o maior telecentro da Cidade, equipado para atender 500 pessoas por dia, com acesso à internet e cursos de informática gratuitos.
    Por enqaunto, só me resta dar os meus efusivos parabéns a todos os envolvidos. E, o mais rápido possível, preciso ir lá, conhecer in loco.

    por Bicarato | Link :4:29:00 PM |


    quarta-feira, agosto 04, 2004

    :: Cartier-Bresson ::

    A morte fecha os olhos mais abertos do século XX

    Em suas últimas entrevistas, Henri Cartier-Bresson contou que, nos últimos anos, às vezes ao se aproximar de um grupo de fotojornalistas que aguardavam para tirar uma foto, estes tinham o convidado a se afastar para que não os incomodasse.

    Nenhum desses fotojornalistas, com seus enormes equipamentos e longas objetivas de última geração, haviam reconhecido naquele senhor, com sua minúscula câmara Leica, Henri Cartier-Bresson, o professor indiscutível que estabeleceu as bases do fotojornalismo, ajudou a fundar a mítica agência Magnum e fez escola com sua doutrina do "momento decisivo".

    Nascido em Chanteloup (França) em 1908, filho de uma família de industriais, Cartier-Bresson cruzou o mundo inteiro, captando a vida e a morte de seus contemporâneos, até que seu próprio momento final chegou na última segunda, em l'Isle-sûr-la-Sorgue, no sudeste da França.

    [Direto do UOL.]

    por Bicarato | Link :7:06:00 PM |


  • :: Busque aqui ::



    ::. Metá:Fora .::




    GeoURL







    :: Especial ::

    ESQUISSOS da Dulce Dias

    :: Chapada ::

    CURLY da Renée & Carol


    :: Wikipédia ::

    Eu estou no Blog List


    ::
    >> |
    ?
    | #

    "Ao buscar prosperidade para toda a humanidade, o reino de Chintamani Mahakala se abre diante de ti, oferecendo uma abundância de jóias que concedem desejos. Ao buscar riquezas somente para si, você compete contra todos os seres humanos." -R.S.

    Inspirado no Tom-B

    ###

    Copyleft
    Paulo Bicarato
    ###

    ###
    Nenhum direito reservado
    ###
    Favor apenas manter os devidos créditos



      by NM