Alfarrábio  
  :: Alfarrábio ::
Por Paulo Bicarato
 

home | e-mail | icq 267228436

Somos apenas os vazios entre os nós da rede. E estamos num grande boteco.

Paulo/Male/31-35. Lives in Brazil/São Paulo/Guaratinguetá, Vale do Paraíba, speaks Portuguese. Spends 20% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection. And likes Cybercultura/Jornalismo.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, Portuguese, Paulo, Male, 31-35, Cybercultura, Jornalismo.


Quer deixar seu recado?
Assine aqui.

Paulo Bicarato
Jornalismo, literatura, poesia e elucubrações diárias. Paulo Bicarato de peito aberto,
(ar)riscando palavras vivas ao vento.


.............

e5Cr3v1nH4çõEs


:: Especial ::

Guimarães Rosa


:: Meus artigos::

Nova Economia
WideBiz

.............



:: Arquivo::


Catraca eletrônica



on-line

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

.--.-.

Ponto, traço, traço, ponto, traço, ponto – leia-se commat, em código Morse um A seguido dum C com nenhum espaço entre eles.

A arroba: @.

Desde dezembro, o código que remete à pré-história das telecomunicações passou a permitir a escrita de emails, pois. Desde a Segunda Guerra Mundial, no mínimo, não havia um caracter novo incluído ao código.

Aos 160 anos, o código Morse ainda mantém seus aficcionados. Que cobram novidades. Desejam, por exemplo, o ponto de exclamação.

Copy&Paste direto do Pedro Doria.

por Bicarato | Link :4:01:00 PM |


sexta-feira, fevereiro 20, 2004

:: Da Série *Grandes Personagens* ::

Essa mulher eu gostaria de ter conhecido: Tati de Moraes, ou Beatriz Azevedo de Mello. Foi a primeira das nove mulheres *oficiais* do poetinha Vinicius de Moraes, que a ela dedicou o *Soneto da Fidelidade* --*Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure*. Mas, antes disso, ela foi modelo para duas personagens de Monteiro Lobato: o peixinho vermelho Tati e, por causa de seu nariz arrebitado, a Narizinho (em *Reinações de Narizinho*).

Descobri isso relendo *Ela É Carioca - Uma Enciclopédia de Ipanema, do Ruy Castro, livro que ganhei de aniversário, há quatro anos, e vira-e-mexe dou uma folheada. Tipo do livro para se bebericar aos poucos...

por Bicarato | Link :5:45:00 PM |


quarta-feira, fevereiro 18, 2004

:: Imagens ::

Foram duas viagens, e o meu amigo Lucas Lacaz Ruiz cortou o Brasil do Rio Grande do Norte ao Chuí. Pedalando. A segunda etapa da viagem, pela região Sul, vai poder ser vista em São José dos Campos, no CenterVale Shopping, a partir do dia 1º de março. Fica aqui o convite [no site do Lucas tem mais fotos e algumas histórias que ele coletou nas viagens].

E, aproveitando a deixa, faço a *propaganda* de outro amigo fotógrafo, o Ricardo Mega, que visitei há alguns dias lá em Floripa. Segue aí só uma pequena amostra do trabalho do Mega [clique nas fotos para ampliar]:

por Bicarato | Link :11:43:00 AM |


quinta-feira, fevereiro 12, 2004

:: Liganois.com.br ::

Uma história possível

Tá aqui um relato de toda a história. Direto do Felipe.

por Bicarato | Link :5:07:00 PM |


segunda-feira, fevereiro 09, 2004

:: Igualdade na Diversidade ::

"Temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza;
temos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza."


--- Boaventura Santos

por Bicarato | Link :9:48:00 PM |


:: Atirei no que vi... ::

...e acertei no que não vi.

Logo depois de escrever o post abaixo, citando Borges e Calvino, comecei a folhear Como e Por Que Ler, do Harold Bloom. E não é que, nas páginas dedicadas ao Borges e ao Calvino, ele cita particularmente o conto "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" e o livro "As Cidades Invisíveis"? Putz!!!

E fui repassar os olhos n´"As Cidades Invisíveis": acabei tendo que me render a um dos caras mais antipáticos e arrogantes (pra ficar só em dois adjetivos) que já vi (ou melhor, li), o (argh!) Diogo Mainardi. Isso porque a tradução brasileira do Calvino foi feita por ele...

por Bicarato | Link :6:21:00 PM |


domingo, fevereiro 08, 2004

:: Cartografias Imaginárias ::

Há pouco tempo, citei aqui o Borges e seu "Do Rigor na Ciência", por causa de uma discussão iniciada pelo Hernani e pelo Felipe sobre inteligência colaborativa, árvore do conhecimento, cartografias etc. etc.

Numa típica *cena borgeana* (se me permitem...), alguém arriscou uma citação do Borges, sem lembrar exatamente a fonte, outro emendou com outra citação ("Do Rigor na Ciência"), que não era a fonte da primeira, mas foi elogiada por um terceiro, sendo ainda retrucada como possivelmente sendo originária de um outro texto (no caso, "A Seita dos Trinta"), que não cabia exatamente no contexto original. A escrita da escrita sobre a escrita, e as citações recorrentes, somadas, geraram outra discussão independente do texto originalmente buscado: Borges poderia explicar isso muitíssimo melhor, e com muito mais elegância -- se é que não explicou, nos meandros de seus labirintos e reflexos dos abomináveis espelhos, sob a mira de um punhal inatingível.

Outras leituras ocasionais se me impuseram (!), e outro conto de Borges me veio à lembrança, como que amarrando toda a discussão inicial, mas provocando novas conjeturas (as páginas do livro de areia...). Borges, Casares e Asher descobrem e revelam, enfim, "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius":
"Devo à conjunção de um espelho e de uma enciclopédia a descoberta de Uqbar."
[Mais...]
Impossível não ampliar, agora, a complexidade, ainda que aparente, dessa cartografia: Tlön passa a integrar o mesmo itinerário de Marco Polo pelas suas cidades invisíveis. Polo e o venerável Kublai Khan, nas páginas de Italo Calvino, e Borges, Casares e Asher, pelas páginas do próprio Borges, mesclam-se entre personagens e autores --são todos protagonistas e peregrinos de mapas indecifráveis...

por Bicarato | Link :11:52:00 PM |


segunda-feira, fevereiro 02, 2004

:: Odoyá! ::

Eram duas ventarolas
Duas ventarolas que sopravam sobre o mar
Eram duas ventarolas
Duas ventarolas que sopravam sobre o mar

Uma era Iansã, Ieparrê
A outra era Iemanjá, adoceáh
Uma era Iansã, Ieparrê
A outra era Iemanjá, adoceáh

[Hoje é dia dela. Esse é só um trechinho da mensagem que recebi da Helô, que disse que está lomnge do mar. Como estou em Floripa, mando um abraço direto daqui...]

por Bicarato | Link :11:18:00 PM |


:: Busque aqui ::



::. Metá:Fora .::




GeoURL







:: Especial ::

ESQUISSOS da Dulce Dias

:: Chapada ::

CURLY da Renée & Carol


:: Wikipédia ::

Eu estou no Blog List


::
>> |
?
| #

"Ao buscar prosperidade para toda a humanidade, o reino de Chintamani Mahakala se abre diante de ti, oferecendo uma abundância de jóias que concedem desejos. Ao buscar riquezas somente para si, você compete contra todos os seres humanos." -R.S.

Inspirado no Tom-B

###

Copyleft
Paulo Bicarato
###

###
Nenhum direito reservado
###
Favor apenas manter os devidos créditos



  by NM