Alfarrábio  
  :: Alfarrábio ::
Por Paulo Bicarato
 

home | e-mail | icq 267228436

Somos apenas os vazios entre os nós da rede. E estamos num grande boteco.

Paulo/Male/31-35. Lives in Brazil/São Paulo/Guaratinguetá, Vale do Paraíba, speaks Portuguese. Spends 20% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection. And likes Cybercultura/Jornalismo.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, Portuguese, Paulo, Male, 31-35, Cybercultura, Jornalismo.


Quer deixar seu recado?
Assine aqui.

Paulo Bicarato
Jornalismo, literatura, poesia e elucubrações diárias. Paulo Bicarato de peito aberto,
(ar)riscando palavras vivas ao vento.


.............

e5Cr3v1nH4çõEs


:: Especial ::

Guimarães Rosa


:: Meus artigos::

Nova Economia
WideBiz

.............



:: Arquivo::


Catraca eletrônica



on-line

sábado, janeiro 31, 2004

:: Floripa ::

Tô agora aqui em Floripa, na casa do meu caro amigo Mega e da Isabelle. Dia bacana, sol ardendo, e cerveja gelada. Não preciso de mais nada...

por Bicarato | Link :3:11:00 PM |


sexta-feira, janeiro 30, 2004

:: Frustralívio e Outros Insentimentos ::

O frustralívio que Cristovam Buarque disse ter sentido quando Lula o demitiu do Ministério da Educação foi um sopro de criatividade rosiana em temporada de tédio federal. Coisa de literato, disparate, nonada? Convém pensar melhor.

[Sérgio Rodrigues, direto do NoMínimo.]

por Bicarato | Link :12:50:00 PM |


quinta-feira, janeiro 29, 2004

:: Brasil ::

Antonio Nóbrega

"Inspiro-me em Dostoiévski e em Guimarães Rosa, que faziam arte para todo tipo de público."

por Bicarato | Link :3:13:00 PM |


:: Todos os Cantos do Mundo ::

Um fascinante encontro de tradições musicais
Brasil | França | Jamaica | Palestina | Tibet


O SESC Pompéia realiza, de 29 de janeiro a 08 de fevereiro, a quinta edição do festival de world music Todos Os Cantos Do Mundo, um encontro de artistas brasileiros e internacionais de diversas tradições culturais. Nesta edição dividem o palco do teatro quatro atrações estrangeiras e outras quatro nacionais. Os convidados internacionais são: Paris Combo (França), Stanley Beckford (Jamaica), Amal Murkus (Palestina) e Yungchen Lhamo (Tibet). Virgínia Rosa, Chico César, Nana Caymmi e Ceumar são os artistas brasileiros.

Mais informações | Programação

por Bicarato | Link :1:54:00 PM |


quarta-feira, janeiro 28, 2004

:: Aprendendo a Brincar com os Índios ::

Uma equipe de pesquisadores percorre tribos indígenas com a missão inédita de conhecer e registrar seus jogos, brinquedos e brincadeiras. Além de reunir informações importantes sobre o universo lúdico das culturas originais do Brasil, o trabalho tem a possibilidade de estabelecer laços históricos entre estes povos e nações pré-colombianas como os Incas.

Adugo é o nome do jogo que mais surpreendeu os pesquisadores. O “tabuleiro” é traçado na areia e várias pedras semelhantes são colocadas em vários pontos, representando cães. Uma pedra diferente, representando uma onça, é posta num determinado ponto de partida. Um jogador movimenta a onça, com o objetivo de comer os cães (pulando casas como no jogo de Damas), enquanto o oponente movimenta os cães com o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Jogos semelhantes ao Adugo eram praticados pelos Incas, e ainda hoje os camponeses peruanos se divertem com um puma (onça parda) contra os carneiros. Também na Índia e na China há jogos assim, com “personagens” diferentes: tigre contra cabras, na Índia, e senhor feudal contra camponeses, na China. Até hoje, não havia registro do Adugo ou qualquer jogo com este grau de complexidade entre indígenas brasileiros.

A expedição começou em meados de novembro do ano passado, na aldeia dos Kamaiurá (Parque Nacional do Xingu, Mato Grosso), e já passou pelas aldeias dos Bororo (MT), dos Pareci (MT) e dos Terena (MS). Seguindo o cronograma original, os pesquisadores começaram o ano visitando os Kanela (sul do Maranhão) e até abril ainda devem passar pelas aldeias dos Guarani (SP) e dos Maxakali (MG).

:>> Site Oficial da Expedição

[Adaptado direto do Estadão]

por Bicarato | Link :2:45:00 PM |


:: A Hora e a Vez dos Novíssimos ::

Deonísio da Silva
O Caderno 2 do Estado de S.Paulo (24/1/04) dedicou extraordinário suplemento literário do fim de semana à literatura brasileira em suas nascentes. Celebrou os 450 anos da cidade com dez contos garimpados num concurso que recebeu 756 inscrições, facilitadas pela modernidade tecnológica: as narrativas foram enviadas por e-mail. Este é o grande mistério da literatura brasileira: com tantos escritores, por que tão poucos leitores?

[...]

A revelação dos inéditos pelo Estadão e dois olhares discrepantes sobre São Paulo (Folha, 24/1/04, pág. 3) enriqueceram a leitura dos interessados em autores e livros no fim de semana.

Os escritores Marcelo Rubens Paiva e Ferréz, cada um a partir de um mirante diferente, examinaram a São Paulo na passagem dos 450 anos. O primeiro mostrou a megalópole elitista, refinada. O segundo revelou a estranha dialética entre centro e periferia, questionando quem está cercando quem. Mas nem o primeiro e nem o segundo têm na imprensa o destaque que seus livros fazem por merecer, como é praxe em nossas cada vez mais minguadas páginas dedicadas a livros.

Direto do Observatório da Imprensa

Rodrigo Gurgel, um dos dez selecionados pelo Estadão

E [mais aqui]


por Bicarato | Link :2:10:00 PM |


terça-feira, janeiro 27, 2004

:: Cultura Digital no MinC ::

O Ministro Gilberto Gil e o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Casa Civil da Presidência da República, Sérgio Amadeu, reuniram-se nesta segunda-feira (26 de janeiro) e decidiram uma cooperação técnica entre os órgãos, com vistas a dar apoio e viabilizar o setor de cultura digital do ministério.

O setor será coordenado por Claudio Prado e vai estar ligado à Secretaria de Formulação e Avaliação de Políticas Culturais.

A ação inicial a ser implementada é o da migração do MinC para o Software Livre, o que faz do ministério o primeiro a cumprir a determinação governamental de implementação desse sistema. Para isso, está sendo criada uma comissão encarregada de formular um planejamento desta migração.

O Software Livre é uma plataforma operacional não proprietária que apresenta enormes vantagens sobre as outras soluções. Brevemente será anunciada a realização de um seminário interno de Cultura Digital e Software Livre, a fim de esclarecer as implicações desta migração.

Além da questão do Software Livre, o setor Cultura Digital dará especial atenção à articulação das políticas da Internet, de Segurança da Informação com uso de Certificado Digital, de Inclusão Digital, da implantação de Rádio e TV Digital, da propriedade Intelectual e Distribuição Digital de Bens Intelectuais.

Trata-se de um campo de atuação novo, segundo Prado, “surgido com base no desenvolvimento das revolucionárias tecnologias digitais que, pelo seu teor inovador, tem implicações diretas no quotidiano das pessoas, da sociedade e, conseqüentemente de governos, exigindo destes posicionamento e atuação adequados.” Uma revolução, no seu entendimento, essencialmente cultural.

[Direto da Comunicação Social/MinC.
Os grifos são meus.]


por Bicarato | Link :5:16:00 PM |


:: Sabedoria Etílica ::

O mais antigo código de leis conhecido, o de Hamurabi da Babilônia (cerca de 1.770 a.C.), declara que a pena de morte poderia ser imposta àqueles que diluíam a cerveja que vendiam.

por Bicarato | Link :3:03:00 PM |


segunda-feira, janeiro 26, 2004

:: Ó a Fernandinha aí... ::

Fernanda Lima tem blog. Reparem na quantidade de comentários.

Dica do MaGioZal, direto do Filtro.

por Bicarato | Link :1:19:00 PM |


domingo, janeiro 25, 2004

:: E tem os 450 Anos de Perifa ::

"Venham todos ver nesse aniversário o rapa da prefeitura tomar a barraca daquela dona Maria que era empregada e perdeu o emprego porque o filho saiu no "Cidade Alerta". Venham festejar com o vizinho que saiu da cadeia há dois dias e ainda não sabe como irá fazer para comer e se vestir, vem que tem vaga para você, aqui é SP.

A terra onde matar periférico causa silêncio e frustração, e matar do outro lado da ponte causa indignação, passeatas, mudança na legislação.

E todos falam pra caramba, montam tese, mas passa um dia aqui para ver se sobra orgulho dos textos mentirosos, dos verbos bem colocados, das frases bem montadas, que emocionam, que chocam e que no final são tudo um monte de mentiras, porque a São Paulo ao seu redor é de concreto e a nossa é de lama. A sua é: Moema, Morumbi, Jardim Paulista, Pinheiros, Itaim Bibi e Alto de Pinheiros. A nossa é: Jardim Ângela, Iguatemi, Lajeado, São Rafael, Parelheiros, Marsilac, Cidade Tiradentes, Capão Redondo."

[Direto da pág. 3 da Folha de ontem:
Trecho do artigo do Ferréz (vulgo Reginaldo Ferreira da Silva, 28), autor de "Capão Pecado" (Labortexto, 2000) e de "Manual Prático do Ódio" (Objetiva, 2003).]


Update:
:: 450 Anos de Exclusão ::


A lírica, a épica e as estatísticas das muitas construções e reconstruções da megalópole e de seus abismos sociais.

O grito de protesto mais veemente já não vem do intelectual alerta ou do operário superexplorado, mas do morador da periferia condenado à marginalidade, que nem sequer consegue ser explorado. Principalmente o negro jovem e pobre e sua irmã “solitária na floresta de cimento e aço... mãe solteira de um promissor vagabundo”, como dizem os Racionais MC’s. Até a elite, ao sentir-se ameaçada na própria sobrevivência física, começa a tentar entender esse lirismo sangrento, que expressa uma consciência cada vez mais aguda e difundida dos problemas sociais. Se houver uma saída, por aí ela terá de passar.

[Direto da CartaCapital.]

por Bicarato | Link :2:14:00 AM |


sábado, janeiro 24, 2004

:: 450 Anos em 2 Momentos na Novae ::

:>> Adoniran Barbosa é São Paulo <<:

:>> Arte aprisionada <<:

por Bicarato | Link :1:23:00 PM |


:: SP 450 Anos : Um Urbenauta na TV Cultura ::

A TV Cultura estréia neste domingo, 25 de janeiro, dia dos 450 anos de São Paulo, Urbenauta em Expedição por São Paulo, uma série de programetes, com um minuto de duração, que serão exibidos diariamente em formato de um diário de bordo, nos intervalos da programação da emissora. A série é baseada no livro Expedições Urbenauta – São Paulo, uma Aventura Radical, do jornalista Eduardo Fenianos, o urbenauta. Em 2001, ele permaneceu 4 meses viajando dentro da capital paulista, tentando sobreviver com um salário mínimo, sem retornar para casa, comendo e dormindo na casa dos moradores dos bairros visitados.

:>> Urbenauta <<:

:>> TV Cultura <<:

por Bicarato | Link :1:13:00 PM |


quinta-feira, janeiro 22, 2004

:: Sociedade dos Observadores de Saci ::

Por Paulo Bicarato
Um grupo absolutamente heterogêneo, numa brincadeira de boteco, reúne jornalistas, economistas, sociólogos, matemáticos, violeiros -profissões formais que servem de fachada para legítimos revolucionários contadores de histórias, ou melhor, contadores de causos, românticos idealistas abnegados. A emergência desse tipo de ação, notadamente caracterizada pela auto-organização nascida do caos, pela falta de uma hierarquização formal, levou ao nascimento, em meio àquela brincadeira, da Sosaci.

Íntegra lá na Novae

por Bicarato | Link :10:51:00 PM |


:: Em Boa Companhia ::

Este alfarrabista está postando diretamente de Blumenau. Cheguei hoje, e já fui mais do que bem-recebido pelo Maneco, pela Cris e pela Manu.

Agora, só preciso conhecer melhor a cerveja e as *alemãzinhas* dessa terra...


por Bicarato | Link :4:40:00 PM |


quarta-feira, janeiro 21, 2004

:: Cabeças Brasileiras ::

Tive o prazer de conhecer pessoalmente uma das mais brilhantes cabeças brasileiras: o professor Aziz Ab´Saber. Com direito, inclusive, a um pequeno *puxão de orelhas*: quando me apresentei como um *jornalista gaiato*, ele simplesmente respondeu: nenhum jornalista é gaiato. Aceitei, resignado...

Onde foi que o conheci? Só podia ser na cidade natal dele, ou seja, São Luiz do Paraitinga...

Aqui, uma entrevista do Dráuzio Varella com o professor:
Ab' Saber formou gerações e gerações de geógrafos e todos os alunos o admiram por sua dedicação à pesquisa, à transmissão do conhecimento adquirido e pela defesa intransigente dos interesses e da cultura de nosso país.

por Bicarato | Link :2:41:00 PM |


segunda-feira, janeiro 19, 2004

:: Trilha Sonora ::

*** Jethro Tull ***

Só isso...

por Bicarato | Link :9:23:00 PM |


sexta-feira, janeiro 16, 2004

:: Do Rigor na Ciência ::

...Naquele Império, a Arte da Cartografia atingiu uma tal Perfeição que o Mapa de uma só Província ocupava toda uma Cidade, e o Mapa do Império, toda uma Província. Com o tempo, esses Mapas Desmedidos não satisfizeram e os Colégios de Cartógrafos levantaram um Mapa do Império que tinha o Tamanho do Império e coincidia ponto por ponto com ele. Menos Apegadas ao Estudo da Cartografia, as Gerações Seguintes entenderam que esse extenso Mapa era Inútil e não sem Impiedade o entregaram às Inclemências do Sol e dos Invernos. Nos Desertos do Oeste subsistem despedaçadas Ruínas do Mapa, habitadas por Animais e por Mendigos. Em todo o País não resta outra relíquia das Disciplinas Geográficas.
(Suárez Miranda: Viajes de varones prudentes, livro quarto, cap. XIV, Lérida, 1658.)

P.S.: copiei na íntegra, ipsis literis, de uma edição que tenho aqui --*História Universal da Infâmia & Outras Histórias*, Círculo do Livro. Fui provocado pelo Felipe a entrar numa discussão bem interessante sobre *inteligência colaborativa* que o Hernani começou, a partir de algumas considerações do Michel "árvore do conhecimento" Authier.

por Bicarato | Link :5:59:00 PM |


quinta-feira, janeiro 15, 2004

:: Huh? ::

Eu não sei dizer, mas há uma forte sensação no ar. Saudade&Apreensão&Ansiedade. Tento não pensar, mas parece que encalacrou aqui na cachola e não pára de instigar e cutucar esse desejo maluco. Pode ser. Que seja.

por Bicarato | Link :1:55:00 PM |


:: Calendário Pirelli 2004 ::

Coisa fina... Tá aqui.

por Bicarato | Link :1:54:00 PM |


:: CyberSocial ::

Hoje, dia 15, a Associação Agente Cidadão inaugura um espaço onde serão desenvolvidas oficinas de informática, além de permitir acesso à internet e a softwares educativos.

Mais aqui

por Bicarato | Link :12:05:00 PM |


quarta-feira, janeiro 14, 2004

:: Diário de Mumbai ::

O estranho encanto da cidade mais cosmopolita da Índia: que misérias revela, que ilusões espalha a metrópole que sediará, a partir do dia 16, o Fórum Social Mundial -- e que pode ser a mais populosa do mundo, em 2020.

Direto do Planeta Porto Alegre

***


:: Christiania ::

Há 32 anos, em Copenhague, na Dinamarca, uma sociedade alternativa sem leis e sem hierarquia resiste ao capitalismo como experiência social>

Direto da Novae

por Bicarato | Link :6:28:00 PM |


:: Eu, hein? ::

This site is certified 66% GOOD by the Gematriculator

This site is certified 34% EVIL by the Gematriculator

Dica do Gato Bandini

por Bicarato | Link :11:25:00 AM |


sexta-feira, janeiro 09, 2004

:: Dias de Saci ::

Permiti-me uma fuga nas duas últimas semanas. Sem computador, sem telefone, só com contatos presenciais. Gente. E Sacis. Sim, Sacis, com *S* maiúsculo.

Constatei que eles não andam sozinhos e, mais do que a propriedade de *se* reproduzir, têm a capacidade de *reproduzir* idéias, sem nenhum pudor. São de todos os tipos, e alguns podem até ter uma perna só. Mero detalhe...

Isso foi em São Luís do Paraitinga (parênteses: para os luizenses, grafa-se *São Luiz*; outros ainda exigem *Parahytinga*, como o Marquinho Rio Branco, uma espécie em extinção, endêmica de lá mesmo).

Egypto, , Alice, Mouzar, Mário, Eduardo, Régis, entre outros, deram-me a oportunidade (ou são os culpados) de integrar a Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci) [mais aqui]. Passei a ser o *saciólogo* número 97. Sem mais delongas, segue o abaixo-assinado Sosaci:
Por que "raloins", duendes e gnomos? Nós, brasileiros, temos nossos próprios mitos, que não ficam nada a dever a esses importados, comerciais, que são usados para anestesiar a auto-estima do nosso povo. Respeitamos os mitos dos outros, mas não queremos que eles sejam usados pela indústria cultural como predadores dos nossos. Cada vez mais, muitos brasileiros começam a compreender isso. Uma prova foi o evento "O Grito do Saci", realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro, em São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo, que atraiu muita gente e foi uma catarse geral, uma lavação de alma. Outra prova é a onda de adesões que a Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci) vem recebendo de vários pontos do país. O Saci, a Iara, o Boitatá, o Curupira, o Mapinguari e muitos outros brasileiros legítimos estão aí para serem festejados, sem espírito comercial, como nossos legítimos representantes no mundo do imaginário popular e infantil.

Viva essa turma boa!

Por isso, nós, abaixo-assinados, solicitamos ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, que abrace esta causa de valorização da cultura popular brasileira, instituindo o 31 de outubro como "Dia do Saci e seus amigos".

*** Assine aqui o abaixo-assinado ***
Engana-se quem achar a iniciativa purista demais, ou uma brincadeira de gente grande. É, sim, uma brincadeira, mas que vem embasada com uma dose cavalar de resistência cultural construída pela experiência revolucionária de uns, pelo romantismo de outros, pelo idealismo da maioria. Basta conferir melhor o conteúdo da Sosaci para entender...

***

Foi uma virada de ano especial. Além da sacizada toda aí, pude contar com a especialíssima companhia da e do Mau. Cerveja gelada & inteligência & simpatia & maisalgumascoisinhas sempre foi uma fórmula interessante, que produz ótimos e prazeirosos resultados. Valeu, pessoas, e que venha a próxima oportunidade! Que não tarde...

***

E, como que para provar que o mundo é bem menor do que imaginamos, num belo dia estávamos lá no *aparelho* tomando mais uminhas quando uma figura, da porta, aponta para mim e grita meu nome. Grata surpresa! Era o Fernando, cantor e compositor dos bons, que conheci há mais de três anos lá na Chapada dos Veadeiros (GO). Se já não bastasse o violão&voz do próprio Fernando, tinha a Bia: linda e com aquela voz, e mandando um repertório à la Mutantes e Secos&Molhados, deu aquele brilho especial que, se não estava faltando, só veio trazer mais energias positivas para esses dias mágicos em São Luís.

por Bicarato | Link :3:14:00 PM |


:: Busque aqui ::



::. Metá:Fora .::




GeoURL







:: Especial ::

ESQUISSOS da Dulce Dias

:: Chapada ::

CURLY da Renée & Carol


:: Wikipédia ::

Eu estou no Blog List


::
>> |
?
| #

"Ao buscar prosperidade para toda a humanidade, o reino de Chintamani Mahakala se abre diante de ti, oferecendo uma abundância de jóias que concedem desejos. Ao buscar riquezas somente para si, você compete contra todos os seres humanos." -R.S.

Inspirado no Tom-B

###

Copyleft
Paulo Bicarato
###

###
Nenhum direito reservado
###
Favor apenas manter os devidos créditos



  by NM