Alfarrábio  
  :: Alfarrábio ::
Por Paulo Bicarato
 

home | e-mail | icq 267228436

Somos apenas os vazios entre os nós da rede. E estamos num grande boteco.

Paulo/Male/31-35. Lives in Brazil/São Paulo/Guaratinguetá, Vale do Paraíba, speaks Portuguese. Spends 20% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection. And likes Cybercultura/Jornalismo.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, Portuguese, Paulo, Male, 31-35, Cybercultura, Jornalismo.


Quer deixar seu recado?
Assine aqui.

Paulo Bicarato
Jornalismo, literatura, poesia e elucubrações diárias. Paulo Bicarato de peito aberto,
(ar)riscando palavras vivas ao vento.


.............

e5Cr3v1nH4çõEs


:: Especial ::

Guimarães Rosa


:: Meus artigos::

Nova Economia
WideBiz

.............



:: Arquivo::


Catraca eletrônica



on-line

sexta-feira, setembro 26, 2003

:: Contadores de Histórias ::
O "contar histórias" ganha uma dimensão geometricamente mais ampla a partir do momento em que é escrito (registrado em códigos) e multiplicado. Há algo de fantástico nessa reverberação, um quê dos abomináveis espelhos de Borges, outro reflexo (!) nos simulacros de Baudrillard. Histórias, certamente, têm vida própria.

por Bicarato | Link :5:22:00 PM |


:: Zizinho no Catete ::
Alcimaco Azambuja, dono de muito boi e muito voto em Pirapora, tendo de resolver umas coisas e loisas com o governo, rebocou Zizinho Pinto para terras e mares do Rio de Janeiro. E na porta do Palácio do Catete, que naqueles dias comandava a vida do Brasil, falou para o compadre Zizinho:

- Vou ver uns papéis que estão entalados nas gavetas do governo. Venha comigo.

Zizinho recusou:

- Compadre, careço de competência para pisar chão tão mimoso. Vou quedar do lado de fora, assuntando compadre.

O compadre sumiu pela larga porta de entrada enquanto Zizinho, instalado num bom cigarro de palha, ficava vendo aquele entrar e sair de gente em formato de formiga de correição. Alcimaco, depois de desencravar seus papéis, voltou e quis saber a opinião de Zizinho Pinto:

- Compadre, gostou do Catete? Coisa assim não tem em Pirapora.

E Zizinho de Pirapora:

- Eta, compadre, lugarzinho bom de especial para um varejo, para um comercinho de cachaça e rapadura!

E mais não disse nem lhe foi perguntado.

###

*Causo* pescado entre as deliciosas e hilárias páginas de José Cândido de Carvalho, em *Se Eu Morrer, Telefone para o Céu*.
--- Biografia de JCC

--- Textos escolhidos [descubra *Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon*... heheheh]

por Bicarato | Link :4:47:00 PM |


:: CaféColab ::
Está tomando corpo a idéia do Felipe de criação de um (vários) CaféColab / OpenSpace. Já tem algo desse tipo funcionando, TAZ, NeuroMob & afins.
Para engrossar o caldo e as discussões/conversações, seguem palavras do Moacir Japiassu no Comunique-se. As motivações dele possivelmente vêm de outras fontes, mas no fundo a indignação com o atual *status quo*, com a pasmaceira, com a profusão de *lorpas e pascácios* é exatamente a mesma:
Se a estupidez também for proibida, nada mais restará desta tão bizarra nação. O observador da chamada "cena brasileira" já anda assustadíssimo com a sanha proibitória das autoridades, estas insufladas por uma imprensa absolutamente convencida de que representa os valores morais da classe média. Proibe-se quase tudo nessa singular democracia.
[...]
Assim, cresce cada vez mais o fumegante monturo do comportamento "politicamente correto", essa excrescência sob a qual a burrice se deita com a má-fé.
[...]
Acredito que não exista, em todo o mundo,"democracia" mais autoritária, preconceituosa e burra do que esta que nos assalta.
[...]
Neste cenário, a única saída para a inteligência parece ser mesmo a clandestinidade.
Touché!

por Bicarato | Link :1:12:00 PM |


:: Wilde ::
"Vocês sustentam que homem é homem e mulher é mulher. Eu sustento que nada é simplesmente o que é, e que o ponto em que isso acontece se chama morte. Portanto exijo que meus defensores sejam metafísicos em vez de advogados, e que o júri seja composto pelos meus pares --poetas, pervertidos, vagabundos e gênios."
--- Luis Fernando Veríssimo, citando Terry Eagleton, no "Banquete com os Deuses"

por Bicarato | Link :1:12:00 PM |


:: Fama (In)Útil ::
Se você consegue desabotoar 17 sutiãs com uma mão em menos de um minuto, seu lugar está garantido no Guinness Book.
Sinceramente, se eu tivesse toda essa *habilidade*, dispensaria a honra de participar do livro para exercitá-la, bem anonimamente...
Mais aqui

por Bicarato | Link :1:11:00 PM |


terça-feira, setembro 23, 2003

:: Lácio ::
De certo que eu amava a língua.
Apenas, não a amo como a mãe severa, mas como a bela e amante companheira.
O que eu gostaria de poder fazer (...) seria aplicar, no caso, a minha interpretação de uns versos de Paul Eluard:
..."o peixe avança n?água, como um dedo numa luva"...
Um ideal: precisão, micromilimétrica.
--- Guimarães Rosa - Carta a João Condé, sobre os segredos de Sagarana

[Especialmente para a Dri]

por Bicarato | Link :4:17:00 PM |


:: Exageros ::
O Alfredo atirou o jornal para o chão, irritadíssimo, e virou-se para mim:
- Estes jornalistas! Passam a vida a inventar coisas, é o que te digo. Então não afirmam que, no Sardoal, foi encontrado um frango com três pernas! Vê lá tu! É preciso ter descaramento.
Ajeitou-se melhor no sofá e, realmente indignado, coçou a tromba com a pata do meio.
--- Mário-Henrique Leiria
###
Copy&Paste direto do Mané Garrincha

por Bicarato | Link :4:16:00 PM |


sexta-feira, setembro 19, 2003

:: Intereanasnte ::
*De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.*
Pois é... Muita gente já deve ter recebido essa brincadeira por e-mail. Mas o Estadão de hoje traz a explicação:
Troca-letras tem fundamento científico.
É fogo! Não dá nem para brincar em paz... ;-)
Agora, em "ignêls":
*Aoccdrnig to a rscheearch at an Elingsh uinervtisy, it deosn't mttaer in waht oredr the ltteers in a wrod are, the olny iprmoetnt tihng is taht the frist and lsat ltteer is at the rghit pclae. The rset can be a toatl mses and you can sitll raed it wouthit porbelm. Tihs is bcuseae we do not raed ervey lteter by it slef but the wrod as a wlohe.*

[Foi meu irmão quem passou o link e acabou com a brincadeira...]

por Bicarato | Link :6:37:00 PM |


:: &%#*@$%&*# ::
Eu estou me segurando para não falar desse assunto, por um simples motivo: me enoja. Da TV, tento me limitar a uns poucos programas, quase sempre na Cultura. Aos domingos, principalmente, passo o mais longe possível da Globo e do SBT (sem links). Passo a palavra ao Tutty Vasques:

:: A vergonha de ser repórter ::
Tem muito jornalista sério por aí fingindo não ver o que Gugu Liberato, José Luís Datena, Marcelo Rezende & Cia estão fazendo com a imagem da profissão repórter. Dizem até que Elio Gaspari proibiu o porteiro de seu prédio de tocar no assunto.
O assunto - como Elio não é leitor da coluna posso nele tocar ? tem origem na entrevista fajuta com um par de membros do PCC que o SBT arrumou na esquina por 500 merréis domingo desses de queda livre no ibope do programa do Gugu.
[...]
Todas as tardes, há mais de dez dias, a ética em jornalismo passou a ser assunto de programas que não têm o menor zelo pela verdade. Pedem fogueira para Gugu e Silvio Santos.
O duelo do mal contra o mal ganhou as primeiras páginas de jornal depois que um produtor do SBT entregou o esquema de aluguel de bandido para entrevistas bombásticas. Gugu chorou na Hebe e foi chamado a depor na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados; a Petrobras retirou sua cota de patrocínio ao Domingo Legal; enfim, o circo pegou fogo.
Insaciáveis, Datena, Rezende & Cia continuam aos berros no picadeiro da indignação da própria honra, sem dar conta de que estão todos sob a lona em chamas. O assunto está quicando na mesa dos chefes de reportagem da grande imprensa: que barbaridades são cometidas diariamente na TV brasileira para iludir a audiência?
[Íntegra aqui]

por Bicarato | Link :12:43:00 PM |


:: O Tempora, O Mores... ::
Showbiz dez a zero
Certas coisas têm um quê de perturbador: o programa K Street, que estreou na HBO norte-americana domingo passado, é uma destas. Trata-se de um misto de reality show e ficção onde os protagonistas são consultores políticos. A produção está a cargo do ator George Clooney e a direção do bom Steven Soderbergh ? responsável por Sexo, mentiras e videotape e, mais recentemente, Traffic.
[...]
A HBO garante que será bipartidária, oferecendo espaço a Democratas e Republicanos. Quer dizer que trarão o presidente George W. Bush para uma participação? O mundo acaba de ficar um pouco mais esquisito.
###
Palavras do Pedro Doria. E dá aquela sensação: parem o mundo que eu quero descer...

por Bicarato | Link :12:21:00 PM |


:: Sobre *O* Conhecimento ::
Índios cuicuros são co-autores de pesquisa
Caso os nomes Afukaká Kuikuro e Tabata Kuikuro sejam procurados na Plataforma Lattes -onde está a maior base de currículos científicos do Brasil-, não serão encontrados. Nem lá, nem em nenhum outro banco de dados semelhante do planeta. Eles não têm doutorado, nem mesmo estudo formal.
No entanto, os dois índios cuicuros assinam um artigo para uma revista [Science] na qual dez entre dez pesquisadores do mundo gostariam de publicar seus estudos. Eles são chefes da tribo cuicuro, da região sul do Parque Indígena do Xingu (PIX), formado por uma dúzia de aldeias e dez grupos distintos.
###
Justíssimo o reconhecimento -que, aliás, vem bastante tardiamente. Mas que seja um exemplo. Está na Folha de hoje.

por Bicarato | Link :12:15:00 PM |


sexta-feira, setembro 12, 2003

:: !!! ::
É só chegar, escolher um dos outdoors, copiar e colar.
E, claro, prestigiar a NovaE.

por Bicarato | Link :6:32:00 PM |


:: Brazil é Ráquer ::
Tá aqui a participação do Felipe no N5M.
É mais ou menos assim:
Parangolé no País do Puxadinho, à base de Economia Pirata.
E mais ainda, direto das Oropa.

por Bicarato | Link :11:34:00 AM |


quarta-feira, setembro 10, 2003

:: Mais do Mesmo ::
Essa sociedade não surgiu imposta por nenhuma verdade, nenhum líder. Não houve liderança no mundo inteiro, como se fosse tomada de consciência de uma nova tática, de novos meios.

Raul, sempre Raul-MídiaTática

Update: Atendendo a pedidos: adaptei esse post diretamente do Gato Bandini. Para quem não conhece a peça, Pergunte ao Pó...

por Bicarato | Link :10:19:00 PM |


:: Antiqualhas ::
O Infosebo é um índice de sebos brasileiros. O visitante fortuito insere num campo o nome do livro ? ou do autor ? e faz uma busca. Se encontrado, o site dá preço e link para uma eventual compra online.
Quem não quiser apelar para a busca, pode também seguir os menus hierárquicos por assunto ? bem parecido com uma coisa chamada Gopher que existiu na Internet pré-diluviana.
E se o navegante não for gente de livros ? mas de long-plays, CDs, revistas ou vídeos, também pode.
Visite o Infosebo.
###
Copy&Paste descarado (mas mais do que justificado) do Pedro Dória

por Bicarato | Link :12:59:00 PM |


:: Ô Trem Doido, Sô! ::
De uma forma definitiva, saibam o verdadeiro significado da palavra TREM.
Interessante que o assunto mineirês veio à tona logo no dia que alguns transtornos foram causados pelo desconhecimento do mineirês por parte de alguns jornalistas que escreveram a seguinte manchete: "Trens batem de frente em Minas".
Os mineiros obviamente não deram a devida importância, já que pra nós isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderiam ser dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar...
Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio e vejam o que diz:
Trem: sm. 1. Objetos que formam a bagagem dum viajante. 2. Mobiliário duma casa. 3. Bras. Comboio ferroviário. 4. Bateria de cozinha. 5. Bras.Pop. Treco. 6. Diz de pessoa ou coisa ruim, imprestável.
[Bras. : é a abreviatura de Brasileirismo]
Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 3º, e ainda é considerado um brasileirismo.
Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia que esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem, justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nesta época o Brasil possuia uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante, assim era natural que as pessoas fizessem esta associação.
Moral da estória: O mineiro é antes de tudo um erudito. Além de erudito,ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudiem da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho isto faz parte do espirito cristão do mineiro, ele escuta as gozações e pensa: Que trem, sô... mas que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem.


Recebi esse texto do Rai, um mineiro *legítimo* [aliás, foi ele o protagonista do flash mob do eu-sozinho], que ainda complementou:
Este e-mail (trem) é só para tentar acabar de vez com a ignorância dos paulistas, e de outros povos deste País, fora os mineiros, que não sabem o que significa a palavra trem e ainda ficam querendo tirar sarro dos mineiros. Qualquel coisa, consultem o dicionário, ou qualquer outro trem semelhante.
E eu fui, mesmo, consultar o Aurelião. Comprovado, como de fato é mêsss (como diria o Gervásio...).
[Fiz uma pesquisa rápida, e não encontrei o autor do texto original. Se alguém souber, favor avisar para eu poder dar os devidos créditos pra esse trem aí...]

por Bicarato | Link :12:38:00 PM |


terça-feira, setembro 09, 2003

:: Em Boa (Ótima!) Companhia ::
Meu último artigo publicado pela Novae, Saudades de um Repórter, acaba de ser publicado também no Observatório da Imprensa.
Detalhe: estou dividindo a coluna com nada mais, nada menos, os mestres Moacir Japiassu, dono do *imprescindível* Jornal da Imprença, e Zuenir Ventura, direto do não menos imprescindível No Mínimo.
Devo essa honra ao Luiz Egypto. Ou seja: terei que fazer o *sacrifício* de ir até São Luís do Paraitinga para tomar *uma* cervejinha com o Egypto...


[O serviço de comentários voltou a funcionar. Espero que agora seja pra valer...]

por Bicarato | Link :10:44:00 PM |


:: MídiaTáticaPirata ::
De malas prontas para embarcar para Amsterdã, o Felipe vai levar algumas experiências do Projeto Metá:Fora para trocar idéias com os demais participantes do N5M.
Antes de embarcar, nessa terça-feira, ele passou pelo Largo 13 e completou a bagagem:
Uma mochila, pra levar as coisas;
Uma camiseta pirata da seleção (não achei mais - vou segundaf ao centro);
Três cedês piratas de umbanda;
"Nada como um dia após o outro dia - vol. 2", Racionais, pirata;
5 fitas de Nosso Senhor do Bonfim;
"Memórias póstumas de Brás Cubas", com trilhas de cupim, R$ 10,00 no sebo;
Um cinto, porque o outro está velho;
Dois pacotes de defumadores "abre caminhos";
Um despertador irritante, pra fazer o clima camelô;
Volumes 1 e 2 do "Xógum", R$ 10 no mesmo sebo;
Dois daqueles cartões que os caras vendem dentro do buzão. Um do Garfield e outro do PatoDonald. MídiaTáticaPirata.
Quero só ver no que isso vai dar...
Vai com Deus, fio!
Quando voltar (se voltar...), cervejada para contar os causos.

por Bicarato | Link :12:52:00 AM |


:: Fórmula do Sucesso ::
LuanaPiovani + Palmeiras + Corinthians
+ inspiraçãoMarioPrata + um dedinhodeLuizGustavo

Os ingredientes estão aí. É esperar para ver...
=====
O diretor brasileiro Bruno Barreto, que mora nos Estados Unidos há mais de 20 anos, está de volta ao Brasil. O cineasta de Dona Flor e seus dois maridos (de 1976) começa a filmar em março do ano que vem O Casamento de Romeu e Julieta.
O filme será uma adaptação do livro Palmeiras, um caso de amor, do cronista Mário Prata. Na história, Julieta (Luana Piovani) é alvo de adoração do pai coruja (Luiz Gustavo), um palmeirense roxo que a batizou em homenagem aos ídolos palestrinos Julinho e Echevarrietta, e ganha o coração de Romeu, torcedor fiel do arqui-rival Corinthians (Taumaturgo Ferreira). Para conseguir ser aceito na família tipicamente italiana, Romeu vai ter que cantar o hino do time do Parque Antarctica, ir ao Morumbi vestido de verde a até vibrar com os gols do adversário (acho que a torcida corintiana não vai gostar muito disso... heheheh).

por Bicarato | Link :12:39:00 AM |


domingo, setembro 07, 2003

:: Cambalhotas ::
Um projeto experimental de web literatura, estradas parar formigas e refúgio para poeiras:
Cambalhotas de irrealidades.

por Bicarato | Link :2:25:00 PM |


sábado, setembro 06, 2003



:: Cabezas ::
Este alfarrabista estreou essa semana com mais algumas sinapses dentro do Cabeza Marginal. A *culpa* é toda do Vítor...



Comentários?

por Bicarato | Link :10:47:00 PM |


sexta-feira, setembro 05, 2003

:: Saúde! Tim-tim! ::
"Sábio o homem que inventou a cerveja." (Platão)
"Comecei a beber por causa de uma mulher... E nem tive a oportunidade de agradecê-la!" (W. C. Fields)
"É tão natural e necessário quanto comer. Jamais faria uma refeição sem beber... cerveja!" (Ernest Hemingway)
"Eu não confio em camelos e em ninguém que possa passar uma semana sem uma cerveja." (J. Lewis)
"Eu bebo quando comemoro... e às vezes quando não há nada para comemorar!" (Miguel de Cervantes)
"Não há boa vida onde não há boa bebida." (Benjamin Franklin)
"In Vino Veritas... In Cerevisia Felicitas!"
"Gastei metade do meu dinheiro com mulheres e cerveja... o resto desperdicei." (...)
"Cerveja é a prova de que Deus nos ama e quer que sejamos felizes." (Benjamin Franklin)
"24 horas no dia... 24 cervejas em uma caixa... Coincidência?" (S. Wright)
"Sem dúvida, a maior invenção da história da humanidade foi a cerveja. Ok, reconheço que a roda também foi uma boa invenção, mas uma roda não combina tão bem com um salsichão." (D. Berry)
"Não é "apenas cerveja", mas uma nobre e antiga bebida que, como o vinho, comida e comerciais de televisão, podem ser extraordinariamente bons ou imperdoavelmente ruins." (S. Beaumont)
"Abstêmio: pessoa fraca que se rende à tentação de negar um prazer a si próprio." (Ambroise Pierce)
"Um brinde à cerveja, a causa e a solução de todos os problemas da vida!" (Homer Simpson)
"Um país não pode ser levado a sério se não tiver a própria cerveja e uma companhia aérea. Ajuda se tiver um bom time de futebol e alguma armas nucleares, mas o mais importante é ter a própria cerveja." (Frank Zappa)
"A vida é muito curta para beber cerveja barata."
"A fermentação foi a maior invenção do homem depois do fogo." (D. Wallace)
"Uma boa cerveja faz até um gato falar." (Velho provérbio inglês)
"A boca de um homem totalmente feliz está cheia de cerveja." (Pensamento egípcio 2.200 a.C.)
"Dê-me uma mulher que ama cerveja e eu conquistarei o mundo!" (Kaiser Wilhelm)
"Eu recomendo pão, carne, vegetais e cerveja." (Sófocles)
"Muitas batalhas foram lutadas e vencidas por soldados lotados de cerveja." (Frederico, o Grande)
"É uma pena que todas as pessoas que sabem como governar o mundo estão neste momento ocupadas tomando cerveja." (G. Beerns)
"Cerveja é simplesmente uma maneira engraçada de ficar sério."
"Pessoas boas bebem boas cervejas." (Antigo provérbio celta)
"Cerevisia marolum... Divina medicina" (Um pouco de cerveja é uma medicina divina - Paracelsus, físico do séc. XVI)
"Cerveja é a única realidade virtual de que preciso." (Lockhorn)
"Cerveja é o melhor remédio." (Provérbio alemão)
"Nós cervejeiros não fazemos cerveja, apenas misturamos os ingredientes e como mágica ela se faz sozinha."
"A cerveja traz felicidade, enquanto a água te deixa molhado." (L. Wilson)
"Eu bebo, para a alegria geral da... mesa toda!" (William Shakespeare, McBeth)
"Um homem que só bebe água tem um segredo a ocultar de seus semelhantes." (Charles Baudelaire)
"Todo mundo precisa crer em algo... Creio que preciso de outra cerveja!"
"Eu aproveitei mais da cerveja do que a cerveja se aproveitou de mim." (K. Floyd)
"Cervejas! Nas vitórias é merecida, nas derrotas é necessária!" (G. Nathan)
"A penicilina cura os homens, mas a cerveja é que os torna felizes!" (D. Daye)
"A cerveja não faz as pessoas fazerem as coisas melhores. Faz com que elas fiquem menos envergonhadas de fazê-las errado." (O. Khayam)
"Economize água. Beba cerveja!"
###
Especialmente para a

Update: acabei de receber do Giba:
"A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde."
Zeca Pagodinho, sambista e sangue-bom

por Bicarato | Link :1:25:00 PM |


quinta-feira, setembro 04, 2003

:: Colorido ::
- Que fruta é aquela?
- É amora azul.
- Mas por que é vermelha?
- Porque está verde.
!!!
Simplório, né? Li numa antiga Seleções, e achei bacaninha... heheheh


[O sistema de comentários continua em manutenção. Paciência... Recados, comentários, críticas, reclamações, pedradas (elogios também são bem-vindos ;-), favor dirigir-se ao Livro de Visitas.]

por Bicarato | Link :5:39:00 PM |


quarta-feira, setembro 03, 2003

:: 1967 ::
Relendo Aos Trancos e Barrancos - Como o Brasil deu no que deu, do Darcy Ribeiro, consigo arrumar umas explicações (ou desculpas) para eu ser o que sou. Se não, logo no ano em que eu nasci (*Ano do Tropicalismo*, segundo o próprio) ele registrou alguns fatos que formam um caleidoscópio bem, digamos, interessante:
--- Guimarães Rosa, depois de eleito, mergulhou na dúvida e no medo --uma cigana disse que ao alcançar seu maior desejo ele morreria--, atrasando por anos sua posse na Academia Brasileira de Letras. No discurso revela: "As pessoas não morrem, ficam encantadas". Três dias depois, Rosa encanta de tão emocionado.
--- Castelo Branco paga a última prestação do preço do golpe de 64: um avião militar norte-americano desembarca em Brasília os diretores da Hanna Corporation que vêm firmar com Azevedo Antunes a ata de fundação da empresa nominalmente nacional, Minerações Brasileiras Reunidas, a fim de legalizar a apropriação estrangeira de setecentos e vinte quilômetros quadrados das terras de Minas Gerais, onde se encontra uma das maiores reservas de minérios deste mundo, que Jango havia recuperado para o Brasil e eles ganharam.
--- Escândalo nacional com as acusações a Roberto Campos de ter participado da "vaquinha" que enriqueceu vários membros do governo com a nova alta do dólar por ele decretada.
--- É promulgada nova Lei de Segurança Nacional, submetendo os civis a cortes marciais por atos políticos que o governo militar considera criminosos. Inclusive artigos de jornal e discursos na Câmara dos Deputados. O Conselho de Segurança Nacional se reestrutura e amplia para incorporar mais ministros civis. Passa a ser a voz dos imperativos da segurança nacional, querendo ser, nessa qualidade, o principal núcleo de decisões do regime. Bestage, um regime militar o que conta é patente.
--- A onda repressiva que se desencadeia alcança a maioria dos artistas e intelectuais mais dignos e mais brilhantes, perseguidos, expulsos e compelidos a exilar-se do país. Mais numerosos ainda foram os que, sem condições de sair do Brasil, sofreram o exílio interno, vivendo sob ameaça constante de repressão: preteridos, humilhados e oprimidos.
--- Glauber Rocha filma o Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Genial.
--- Surge o Tropicalismo, convertendo a arte politicamente participante em gestos de repulsa que provocam escândalos e perplexidade. É o caso da peça de teatro Rei da Vela, de Oswald de Andrade, montada por José Celso em São Paulo, e do musical Roda Viva. de Chico Buarque, encenada em São Paulo com grande escândalo: um bando terrorista invadiu o teatro, espancou os artistas e destruiu o cenário.
Pois é. Logo a seguir viria 1968 (ou *O Ano que Não Terminou*, como diria Zuenir Ventura), com o AI-5. Segundo o Darcy, nos dez anos de vigência do AI-5 (com base nele e no Decreto-lei 1077 de Garrastazu), a censura federal interdita mais de 500 filmes, 400 peças de teatro, 200 livros, além de milhares de músicas. Uns como subversivos, outros como pornográficos.

por Bicarato | Link :5:05:00 PM |


:: Saudades de um Repórter ::
Imprensa Romântica
Por Paulo Bicarato
A história de Roque, o "escolhido", filho de José e Maria, e sua "missão na terra". Um repórter nostálgico e o resgate do humanismo e do romantismo que aproxima o leitor dos veículos de comunicação.


Deu na Novae

por Bicarato | Link :12:42:00 AM |


terça-feira, setembro 02, 2003

:: Massageando o Ego ::
Eu sei, eu sei... Não é muito bonito fazer auto-propaganda aqui, mas não resisto. Na verdade, é uma responsa daquelas, que a gente fica com o sentimento de que ainda está fazendo por merecer...
A seguir, trecho de um e-mail recém-recebido da minha primeira chefe de reportagem, a Nydia Natali --apesar de já fazer um bom tempo que não nos vemos, considero uma grandissíssima amiga:
[...] não vou ficar te elogiando, mas que vc. faz jus, eu não tenho dúvidas, porque me lembro perfeitamente do seu teste e de sua primeira matéria. Foi o único de todos que passaram pelas minhas mãos que fez isso.
Tô esperando.
Beijos
Nydia
Depois eu conto a história do meu teste e da minha primeira matéria...
Valeu, chefinha! ;-)

por Bicarato | Link :3:28:00 PM |


:: Só Sei Que Nada Sei ::
Eu até acreditava que entendia razoavelmente de/sobre cerveja, mas me rendo à . Preciso, urgentemente, marcar uma cervejada com ela para discutirmos melhor o assunto... Palavras dela:
CERVEJA
Pela minha vasta experiência enquanto cervejófila, constatei que, em condições ideais (ou seja, com ampla liberdade de escolha e com dinheiro suficiente para exercê-la), o consumo de cerveja é extremamente guiado por questões, digamos, metafísicas.
E continua aqui...
Fina, vamos combinar essa, ok?

por Bicarato | Link :3:19:00 PM |


:: Burning Man ::
A edição 2003 vai até o dia 10 de setembro.
A cada ano, um tema é escolhido para as apresentações e manifestações artísticas do Burning Man. As edições passadas trouxeram temas como Tempo, Inferno, O Corpo e Mundo Flutuante. Este ano, o tema Além da Crença convida os participantes a explorar a espiritualidade humana num mundo saturado de informação.
[...]
"Não existe nenhum meio realmente útil de transformá-lo em dados. Não se pode informatizá-lo publicando-o em weblogs, filmá-lo ou fotografá-lo, porque boa parte do que acontece lá não pode ser traduzida em informação." [Barlow]
[...]
Para muitos participantes, parte da diversão está em esquecer o e-mail, o trabalho e a hiperconectividade. Celulares não funcionam em Black Rock City, e o orelhão mais próximo está a várias horas de distância. Para outros, o desafio de utilizar tecnologia moderna num lugar tão remoto é uma espécie de esporte de aventura para nerds. Este ano, as instalações tecnológicas vão incluir blogs móveis, lança-chamas programáveis e vários projetos experimentais com softwares de redes sociais.
Outros estão à procura de algo mais sublime - o tipo de experiência efêmera que não cabe em sites da Web ou mensagens de texto. "Na manhã seguinte à queima do Homem ano passado, fui de bicicleta até o local da cerimônia. O sol estava nascendo", lembra Barlow [John Perry Barlow, um dos fundadores da Electronic Frontier Foundation]. Não havia mais ninguém naquela estrada de areia e todo o horizonte parecia vazio, exceto por algumas pessoas que começavam a acordar. De repente, um sujeito que eu não tinha visto ao meu lado começou a tocar uma música linda numa gaita de foles. Éramos apenas nós, o nascer do sol e a silhueta do Templo da Alegria ao longe. Foi um momento perfeito, mas não consigo descrever por quê".
"Foi um daqueles momentos em que você sente que tudo está exatamente como deveria estar", completa. "Você simplesmente tinha que estar lá".
###
Direto da Wired

por Bicarato | Link :12:18:00 PM |


:: Brasil, meu Brasil Brasileiro ::
Em plena Semana da Pátria (*Minha Pátria é minha Língua!), o Alfarrábio dá umas dicas para conhecer melhor algumas características desse nosso Brasilzão:

IBGE
Informações Gerais

SERVIDOR DE MAPAS - IBGE
Com este serviço, você pode consultar, visualizar e imprimir, sob a forma de mapas, as informações referentes às pesquisas realizadas pelo IBGE. Pesquisas disponíveis:
- AMBIENTAL
Diagnóstico Ambiental da Amazônia Legal
- GERAL
Mapa de Clima do Brasi
Mapa de Solos
Divisões Territoriais
Caracterização Geral do Brasil (básica)
Caracterização Geral do Brasil (avançada)

EMBRAPA
Brasil Visto do Espaço

Em tempo: sou terminantemente contra quaisquer fronteiras, físicas ou não, que delimitem, de uma maneira ou de outra, ações e paixões humanas (a propósito: Declaração de Independência do Ciberespaço). Também não exalto ou defendo qualquer nacionalismo que mascare algum tipo de discriminação (apesar de o título aí denotar um certo ufanismo... heheheh). Mas que esse Brasilzão é bonito, isso é! ;-)

por Bicarato | Link :2:39:00 AM |


:: Busque aqui ::



::. Metá:Fora .::




GeoURL







:: Especial ::

ESQUISSOS da Dulce Dias

:: Chapada ::

CURLY da Renée & Carol


:: Wikipédia ::

Eu estou no Blog List


::
>> |
?
| #

"Ao buscar prosperidade para toda a humanidade, o reino de Chintamani Mahakala se abre diante de ti, oferecendo uma abundância de jóias que concedem desejos. Ao buscar riquezas somente para si, você compete contra todos os seres humanos." -R.S.

Inspirado no Tom-B

###

Copyleft
Paulo Bicarato
###

###
Nenhum direito reservado
###
Favor apenas manter os devidos créditos



  by NM