Alfarrábio  
  :: Alfarrábio ::
Por Paulo Bicarato
 

home | e-mail | icq 267228436

Somos apenas os vazios entre os nós da rede. E estamos num grande boteco.

Paulo/Male/31-35. Lives in Brazil/São Paulo/Guaratinguetá, Vale do Paraíba, speaks Portuguese. Spends 20% of daytime online. Uses a Normal (56k) connection. And likes Cybercultura/Jornalismo.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, Portuguese, Paulo, Male, 31-35, Cybercultura, Jornalismo.


Quer deixar seu recado?
Assine aqui.

Paulo Bicarato
Jornalismo, literatura, poesia e elucubrações diárias. Paulo Bicarato de peito aberto,
(ar)riscando palavras vivas ao vento.


.............

e5Cr3v1nH4çõEs


:: Especial ::

Guimarães Rosa


:: Meus artigos::

Nova Economia
WideBiz

.............



:: Arquivo::


Catraca eletrônica



on-line

terça-feira, outubro 29, 2002

:: Livre Expressão ::
É da minha amiga Cris, e dispensa comentários. Confiram vocês mesmos...
[Cris: desculpe o atraso, mas seu link mais-do-que-merecido está aqui...]

por Bicarato | Link :11:36:00 PM |


:: Escrito nas Estrelas ::
Já se falou bastante sobre as coincidências numéricas que marcaram a eleição do Lula. Que ele nasceu num dia (6/10, o mesmo do primeiro turno) e foi registrado em outro (27/10, data do segundo turno), entre outras... Mas a Marilene Felinto, na Folha de hoje [link só para assinantes...], faz outras revelações bastante interessantes:
  • Graciliano Ramos, nordestino como Lula, estreou na literatura com os romances Caetés e São Bernardo, isso lá na década de 30. Caetés é simplesmente a cidade em que Lula nasceu, e São Bernardo, a cidade em que o sindicalista Lula nasceu.
  • Graciliano também nasceu num 27 de outubro...
    ###
    [Em tempo: nem precisam vir com mais *pretensas* coincidências com o Graciliano, que também deixou, entre outras obras, Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Mas se alguém quiser interpretar, fique à vontade...]

    por Bicarato | Link :11:26:00 PM |


    sexta-feira, outubro 25, 2002

    :: LIBERTAS ::
    Contra a censura [veja aqui], outra capa ainda melhor do Correio Braziliense. Não preciso dizer mais nada...

    por Bicarato | Link :10:58:00 PM |


    :: Leitura de Todo Dia ::
    Sobre eleições, censura etc. e tal. Depois de domingo a gente volta a se falar.

    por Bicarato | Link :10:52:00 PM |


    :: Ronda Blogueira ::

    :: Parada Obrigatória ::
    Isso faz bem e eu recomendo: o MarioAv, que já se tornou uma de minhas leituras obrigatórias, é autor das mais pertinentes e inteligentes (isso é redundância?) análises periódicas e comparativas dos veículos de comunicação.
    Fica a sugestão para algum jornaleiro *sacana*: que tal imprimir, xerocar e inserir, sem aviso prévio, as análises do Mario nas edições seguintes da Istoé, Veja, Época, Folha, Estadão etc.? Tenho certeza que muitos leitores passariam a ler com outros olhos. De quebra, muitos trocariam sua habitual revista semanal por outra(s)... heheheh
    Segue um exemplo. Ainda que atrasado, vale a pena:
    *De qualquer maneira, consuma-se a ironia: Enéas traz progresso à instituição.*
    Entenda o porquê lendo aqui.


    :: A Tal da Pureza ::
    Se tem uma coisa que eu simplesmente adoro é votar.
    [...]
    Imbua-se de outro espírito. Dá pra brincar de casinha sim durante esse dia. Você conhece pessoas, até flerta e se não se emociona ao ver uma criança rindo ao apertar os botões, apoiado no colo da Mãe, ou um velhinho caminhando com dificuldade até a urna é por que teu coração é de pedra.
    Eleição é celebração sim, é a celebração das diferenças. Adoro votar e domingo vai fazer sol.
    ###
    Interessante... Tirei do 168 Horas.

    por Bicarato | Link :10:36:00 PM |


    :: *Veja* Quem Quiser ::
    A degradação da Veja
    >> Luiz Weis

    A ilustração da capa da edição da Veja (nº 1.774) que circula com data de 23 de outubro é de ver – uma, duas, muitas vezes – para crer.
    No Brasil de hoje, ela dá um novo e degradante significado ao que ingleses chamam gutter press (imprensa de esgoto). Uma fera monstruosa com garras em curva, cauda do Cão e uma coleira pontiaguda da qual pende o distintivo da estrela vermelha do PT só não investe contra o leitor porque está segura por quatro correias esticadas – sinal de que a criatura hedionda forceja para se soltar.
    [...]
    A capa da Veja é a coisa mais vil que se fez no país durante toda a campanha presidencial. Dá asco.
    ###
    >> Direto do Observatório da Imprensa

    por Bicarato | Link :3:18:00 AM |


    quinta-feira, outubro 24, 2002

    :: Hic! ::
    Joana, Léo e Thalles formam a trinca que comanda O Boteco. Na verdade, eles usaram o projeto final para o curso de Comunicação Social da Ufes como desculpa para abrir o *estabelecimento*, que funciona 24 horas por dia. Eu ainda estou conhecendo o negócio, mas parece que é recomendável...

    por Bicarato | Link :6:10:00 PM |


    :: Vergonha ::
    Sem comentários...

    Mas, ao mesmo tempo, mais uma vez eu louvo as capas do Correio Braziliense. Alguém aí discorda?

    ###

    P.S.:
    Logo depois de postar isso aqui, recebi um e-mail da Cris:
    :: Invasão ::
    Oficial de Justiça entra na redação por ordem de desembargador e verifica, página por página, se jornal trazia notícias sobre escutas telefônicas entre os irmãos Passos e integrantes do GDF.


    por Bicarato | Link :3:40:00 PM |


    :: ... ::
    É... Infelizmente, o Alfarrábio vai ter que ficar mais um tempinho em compasso de espera. Enquanto isso, fucem à vontade aí nos arquivos, descubram o que cada link esconde (ou revela). Estou na expectativa de algo como o que o Daniel já disse. Mas minha hora vai chegar...
    Ah, sim: eu também já decidi que vou alular meu voto...

    por Bicarato | Link :3:30:00 PM |


    sexta-feira, outubro 11, 2002

    :: Educação, Protesto, Mudança ::
    O Dia pela Democratização da Mídia foi criado no ano passado em Toronto, Canadá, por um grupo de ativistas de diversas Ongs que trabalham, basicamente, com educação e comunicação. A idéia era criar uma oportunidade para que cidadãos, ativistas, educadores e criadores da mídia pudessem se encontrar para desenvolver e compartilhar estratégias que visem transformar o sistema concentrado e comercialista da mídia em algo que informe e fortaleça todos os membros da sociedade. Funcionou tão bem que a coisa se espraiou. Neste ano, pessoas em 17 cidades de 11 países vão fazer do dia 18 um dia pela democratização da mídia.
    Em Porto Alegre, as atividades contam com o apoio do cmi e do fndc e vão estar concentradas no Fórum Municipal da Juventude, que acontece de 15 a 20 de outubro na Usina do Gasômetro. Além da distribuição de material informativo, a democratização da mídia será colocada em pauta nas seguintes atividades:
    >> 15/10 Exibição do filme “Uma Onda no Ar”
    >> 16/10 Oficina Comunicação É Ação
    >> 18/10 Intervenções na Rádio Poste
    ###
    Copy&Paste direto da Fernanda Zanuzzi

    por Bicarato | Link :8:58:00 PM |


    :: GASLi ::
    [...] Organizamos o Grupo de Argumentação para o Software Livre - um grupo de trabalho e pesquisa que reunirá em um guia os argumentos técnicos necessários para esclarecer ao país as vantagens desta proposta. Depois de pronto, o guia será enviado aos parlamentares e à mídia, juntamente com um abaixo-assinado que colocaremos na Web. E então começaremos uma campanha estilo selo-no-blog para facilitar a participação de mais pessoas em defesa do software livre no Estado.
    ###
    :: Mais aqui ::

    GASLi: mais um projeto Metáfora

    por Bicarato | Link :8:47:00 PM |


    sábado, outubro 05, 2002

    :: Lula Lá ::
    CARTACAPITAL ESCOLHE LULA
    Às favas a tradição da imprensa brasileira: nesta hora a gente toma partido. Como os jornais americanos
    Por Mino Carta
    CartaCapital manda às favas a tradição verde-amarela e declara sua escolha pela candidatura Lula. E explica que enxerga em Lula a liderança mais adequada ao momento. Ele representa a chance de mudar a política econômica que nos conduziu ao desastre. Tem autoridade para gerir tensões sociais crescentes. É o negociador adequado nas cortes internacionais, onde goza de maior prestígio do que gostaria quem o ataca e o denigre.
    ###
    Íntegra aqui


    O selo aí eu peguei do Daniel. O editorial do Mino Carta, claro, é da CartaCapital. E eu assino embaixo!

    por Bicarato | Link :4:04:00 AM |


    :: Recicle 1 Político ::
    Como vamos começar - No próximo domingo, assim que o TRE encerrar a votação oficial, sairemos sozinhos ou reunidos com os amigos para retirar e recolher cartazes e faixas das ruas de nossos bairros. Vamos levar para nossas casas, quartos ou garagens para costurar, limpar, pintar e remendar todo esse plástico que vai formar, em um mutirão, metros e metros quadrados de matéria prima e suporte para instalações de arquitetura nômade, arte urbana e land art.
    Mais aqui


    A ótima idéia veio das cabeças do Tupi e da Drica, já devidamente incorporada ao Prov0s. Aliás, esse pessoal ainda vai dar muito o que falar... Quem viver, verá!


    por Bicarato | Link :3:38:00 AM |


    sexta-feira, outubro 04, 2002

    Queremos saber quem somos.
    Ser vias abertas à descoberta e experiências. Levar e trazer imagens, sotaques, crenças e costumes. Mostrar ao brasileiro, inclusive a nós mesmos, o valor inestimável de nossa miscigenação, que nos legou uma cultura tão vasta.
    Somos, enfim, mamelucos.


    Babei! É tudo o que posso dizer sobre esse projeto. Parabéns, Mamelucos: podem contar com toda a minha torcida. Vou acompanhar *de perto* toda a empreitada, tenham certeza disso...
    E fica aqui o meu muitíssimo obrigado ao Gérson, que foi quem me indicou essa iniciativa mais do que bacana. Valeu, Gérson!

    por Bicarato | Link :2:56:00 AM |


    terça-feira, outubro 01, 2002

    :: Pendências ::
    Tenho que arrumar alguns detalhes aqui no template, mas estou sem paciência e sem tempo. Qualquer hora eu dou um jeito aí... Enquanto isso, *driblem* a desarrumação (como se fosse um apê bagunçado: vai pulando as revistas jogadas no chão, pegue um copo, lave você mesmo e se sirva...) e fiquem à vontade: a casa é nossa.

    por Bicarato | Link :9:38:00 PM |


    :: Ex-Clamação ::
    Saudades de quê?
    Daquilo que nunca se provou,
    se teve ou se viveu?
    De tanto não se saber o que é,
    ou que poderia ter sido e que não foi,
    sobram apenas interrogações.
    Entre a interrogação inicial e as reticências finais,
    tudo é pontuado por variações vivas:
    de humor, temperatura e pressão.
    ###
    [Para: você sabe quem...]

    por Bicarato | Link :9:20:00 PM |


    :: Série MPB ::
    Sem você até o fim
    Com você até o fim de mim
    E ver o Sol iluminar
    Até esconder o que é o amor
    E o que é morrer?
    Ultrapássaro
    Dante Ozzetti / Zé Miguel Wisnik
    :::Rio dentro
    Choro fora
    Sinto dentro
    Grito fora
    Penso dentro
    Faço fora
    Fico dentro
    Caio fora
    Dentro e Fora
    Dante Ozzetti / Luiz Tatit

    por Bicarato | Link :9:18:00 PM |


  • :: Busque aqui ::



    ::. Metá:Fora .::




    GeoURL







    :: Especial ::

    ESQUISSOS da Dulce Dias

    :: Chapada ::

    CURLY da Renée & Carol


    :: Wikipédia ::

    Eu estou no Blog List


    ::
    >> |
    ?
    | #

    "Ao buscar prosperidade para toda a humanidade, o reino de Chintamani Mahakala se abre diante de ti, oferecendo uma abundância de jóias que concedem desejos. Ao buscar riquezas somente para si, você compete contra todos os seres humanos." -R.S.

    Inspirado no Tom-B

    ###

    Copyleft
    Paulo Bicarato
    ###

    ###
    Nenhum direito reservado
    ###
    Favor apenas manter os devidos créditos



      by NM